Após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), o governo, bem como toda a direção do IBGE, prepara um plano para cumprimento da ordem judicial que estabeleceu a realização do Censo Demográfico em 2022.
O julgamento realizado no plenário virtual, terminou com oito votos a favor do censo no ano que vem, dois a favor da realização neste ano e apenas um que rejeitou a ação por considerar que o censo “não revela urgência.” Portanto, o governo federal está obrigado a tomar as medidas necessárias para realizar o Censo 2022.
Vale lembrar que, por lei, o Censo deve ser realizado a cada dez anos, sendo que o último ocorreu em 2010. Por este motivo, o procedimento correto seria que o censo fosse realizado em 2020, o que acabou não ocorrendo. Já no ano de 2021, o levantamento, conduzido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), foi adiado devido à pandemia de Covid-19.
No entanto, em abril deste mesmo ano, o governo acabou informando que o Orçamento de 2021 não reservava recursos para o Censo, o que levou ao cancelamento da pesquisa. Porém, dada a decisão do Supremo, haverá preparação para realização em 2022.
De acordo com o IBGE, o plano para cumprimento da decisão descreverá as demandas de recursos a serem repassados ao Instituto ainda este ano, para que o Censo ocorra no ano que vem. “A prioridade, agora, é fechar a proposta, já que há necessidade urgente de recomposição do orçamento para conclusão de etapas preparatórias essenciais ao longo de 2021“, afirmou o Instituto.
Após a elaboração do plano de trabalho, serão retomadas reuniões com as áreas técnica, consultiva e operacional, que vão definir as melhores condições e o período adequado para realização do Censo 2022.
Importante ressaltar que com a retomada das tratativas referentes ao Censo, os Processos Seletivos Simplificados (PSS) para os cargos de Agente Censitário Municipal (ACM), Agente Censitário Supervisor (ACS) e Recenseador também devem ser retomados. A equipe de jornalismo do Estratégia segue acompanhando todos os detalhes e atualizações sobre os respectivos editais.
Para saber mais sobre os Processos Seletivos, bem como sobre as demais seleções e previsões do órgão, basta acessar o link abaixo! Preparamos um artigo exclusivo e muito mais completo para você.
Saiba mais: Concurso IBGE
Quer ficar atualizado DIARIAMENTE sobre as notícias do mundo dos concursos? Entre no nosso Telegram abaixo!
O concurso do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), atrelado ao Concurso Nacional Unificado…
O concurso do Ministério da Cultura (MinC), que faz parte do edital unificado, habilitou novos…
O concurso do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), contemplado no edital unificado, habilitou…
Novos candidatos foram habilitados para a correção da prova discursiva do concurso da Agência Nacional…
O concurso ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), integrante do Concurso Nacional Unificado, habilitará novos…
O concurso da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), contemplado no Concurso Nacional Unificado (CNU), habilitará…