A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados debaterá nesta quarta-feira, 16 de junho de 2021, a partir das 16h, a elaboração da Lei Orgânica da Polícia Penal Federal.
O requerimento é do deputado federal, subtenente Gonzaga, que cobra a regulamentação da carreira da Polícia Penal Federal, reconhecida nos âmbitos federal, estadual e distrital, por meio da Emenda Constitucional 104.
“Já se passaram mais de 500 dias da sua promulgação sem que houvesse, de fato, a regulamentação da Polícia Penal. Essa normatização possibilitará a efetivação de prerrogativas que permitirão o desempenho da função dos profissionais, com mais eficiência e efetividade, que promoverão, inclusive, benefícios para a própria sociedade”, observou o deputado.
Participarão da sessão na Câmara, no plenário 6, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Gustavo Torres, o presidente da Federação Nacional dos Agentes Federais de Execução Penal (FENASPPEN), Gentil Nei do Espírito Santo Silva e outros convidados.
Segundo Gilvan Albuquerque, o presidente do Sindicato da Polícia Penal Federal de Brasília (SINDPOL-DF), os profissionais da categoria estão descontentes pela lentidão da regulamentação pelas autoridades competentes, e aponta que diversas unidades do Sistema Penitenciário Federal funcionam com efetivo reduzido.
Vale lembrar que cada ente federativo tem autonomia para discutir a regulamentação da carreira de Policial Penal, sendo que a maioria das propostas têm sido pela aprovação da carreira.
Foram remarcadas as provas objetivas e discursivas do edital do Departamento Penitenciário Nacional com vagas efetivas. Conforme comunicado, a etapa deve ocorrer na data prevista de 27 de junho.
Vale lembrar que as provas eram aguardadas para o dia 28 de fevereiro, contudo, precisaram ser suspensas em decorrência das medidas restritivas adotadas em alguns estados por conta da pandemia da Covid-19. Os locais de prova devem sair nesta quarta-feira, 16 de junho.
Com inscrições encerradas, são ofertadas, no total, 309 vagas, sendo 294 para Agente Federal de Execução Penal e 15 para Especialista Federal em Assistência à Execução Penal, de nível médio e superior, respectivamente. A organização ficou por conta do Cebraspe.
Para mais informações sobre a lei da Polícia Penal Federal, que será debatida na Câmara dos Deputados, acompanhe o site do Estratégia Concursos.
Saiba mais: concurso Depen
Quer ficar atualizado DIARIAMENTE sobre as notícias do mundo dos concursos? Entre no nosso Telegram!
O Tribunal de Justiça do Maranhão divulgou o resultado final dos provados de nível médio…
Foi divulgado nesta quinta-feira, 21 de novembro, o resultado final dos aprovados de nível médio…
O concurso do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), atrelado ao Concurso Nacional Unificado…
O concurso do Ministério da Cultura (MinC), que faz parte do edital unificado, habilitou novos…
O concurso do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), contemplado no edital unificado, habilitou…
Novos candidatos foram habilitados para a correção da prova discursiva do concurso da Agência Nacional…