Confira nesse artigo dicas sobre um problema que pode cair na sua prova de matemática ou de raciocínio lógico: como calcular a área do círculo ou da elipse?
Olá, pessoal, tudo bem?
Hoje vamos falar sobre uma dúvida comum entre os alunos. Afinal, como se calcula a área do círculo e da elipse?
Para um melhor entendimento do assunto, trataremos dos seguintes tópicos:
Em primeiro lugar, vamos estabelecer algumas definições básicas.
Conforme o Dicionário Michaelis, círculo é uma “figura plana limitada por uma linha curva cujos pontos estão sempre à mesma distância de um centro”.
Em outras palavras, todos os pontos no contorno de um círculo distam um raio do centro da figura.
Inegavelmente, são termos que são confundidos e usados como sinônimos muitas vezes. Todavia, cada um possui significado distinto.
Em relação ao primeiro, consiste, de fato, apenas na “fronteira” do círculo. Por fim, quanto ao segundo, trata-se do conjunto de pontos delimitados por uma circunferência, como é demonstrado na figura adiante:
Por fim, para mais informações sobre o assunto, clique e acesse o link de um livro de geometria.
De acordo com o Dicionário Michaelis, elipse é “lugar geométrico dos pontos de um plano em que a soma das distâncias de cada um dos seus pontos a dois pontos fixos é constante”.
Sem dúvida, essa definição é um pouco mais abstrata do que a anterior. No entanto, visualmente, é fácil reconhecer uma elipse:
Conforme exposto em Machado (2012), o conceito de área está, intuitivamente, ligado à ideia de ocupação de uma região do plano delimitada por um contorno.
Voltando a figura do círculo, percebemos, então, que a área dessa figura é a região que é delimitada pelo contorno desse polígono.
Após as definições básicas, partamos para o cálculo, de fato, da área do círculo e da elipse, começando pela primeira figura geométrica.
Primeiramente, vejamos a figura a seguir:
Nessa figura, temos a representação do raio da circunferência. Ademais, para calcular a área do círculo, devemos utilizar:
Em princípio, comecemos com uma figura de uma elipse:
Da figura acima, observamos que podemos traçar duas diagonais na elipse. Para o cálculo da área desse polígono, basta que multipliquemos as metades das diagonais pela constante “Pi”, conforme exposto na fórmula seguinte:
Primeiramente, no artigo de hoje, buscamos tirar uma dúvida que muitas pessoas têm: como calcular a área do círculo e da elipse?
Sem dúvida, não é uma questão muito complexa. Por isso, o aluno não pode vacilar e perder pontos preciosos nesse tipo de questão.
Ademais, para quem tenha dificuldades com as fórmulas das áreas do círculo e da elipse, uma boa dica é fazer muitos exercícios para auxiliar na memorização do conteúdo.
Por fim, desejo a todos paz, saúde e foco nos estudos!
Um grande abraço!!
Assinatura Anual Ilimitada*
Prepare-se com o melhor material e com quem, certamente, mais aprova em Concursos Públicos em todo o país. Assine agora a nossa Assinatura Anual e tenha, desse modo, acesso ilimitado* a todos os nossos cursos.
ASSINE AGORA – Assinatura Ilimitada
Antes de mais nada, fique por dentro de todos os concursos:
Neste domingo, 24 de novembro, foram aplicadas as provas do Exame de Suficiência (CFC 2024.2).…
Aconteceram neste domingo, dia 24 de novembro, as provas do Exame de Suficiência 2024.2 (CFC).…
Olá, amigos. Neste artigo nós estudaremos tudo o que há de mais importante sobre o…
Neste artigo você encontrará um resumo da modalidade de documento Relatório Multiprofissional para o Concurso…
Atenção, corujas: o Estratégia Concursos terá o simulado final STJ para os cargos de analista…
Atenção, corujas: o Estratégia Concursos terá o simulado especial TRT PE para os cargos de…