Olá, pessoal. Espero que tenham realizado ótima prova! Abordamos boa parte dos assuntos que caíram em nosso curso. Infelizmente, não vi possibilidade de recursos e não concordei com os argumentos que os alunos me apresentaram. Eu sou entusiasta da ideia de que se deve recorrer de tudo, mas, nesse caso, não acredito em anulação ou mudança de gabarito.
Vamos às questões:
ANALISTA BANCÁRIO – PROVA 1
36) Questão interessante, mas bem tranquila sobre o panorama eleitoral da América Latina. Ela poderia inclusive ser feita por eliminação. Álvaro Uribe não é o atual presidente da Colômbia. Mujica não é de direita e o Uruguai não está criminalizado a maconha. Morales não concorre ao segundo mandato, ele já está neste. Aécio não é do PMDB e o Eduardo Campos não é do PSDB.
Ouvi alguns alunos dizendo que o erro da letra a está na palavra reeleição. Sinceramente, não posso concordar com a ideia de que reeleição significar ser eleito para o cargo subsequentemente. Michele Bachelet foi sim reeleita. Infelizmente não concordo com essa tese. Letra a.
37) Essa questão foi bastante trabalhada em nosso curso. Bastaria que o candidato soubesse as características da caatinga para perceber de cara que a resposta seria letra c. Além disso, ao fornecer os estados em que se pode encontrar os biomas, a banca facilitou bastante, pois, ainda que não soubesse as características, seria possível deduzir a que bioma o item fez referência. Letra c.
38) Assunto trabalhado em nossa aula 0. No mais, bastava analisar o gráfico que a questão poderia ser acertada sem maiores dificuldades. O gráfico é bem claro em mostrar que em 2008 o crescimento foi de 0%. Letra b.
39) Questão péssima, com cara do pior que aparece nas provas da FGV. De qualquer forma, o gabarito é letra c. (http://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2014-05/copom-encerra-ciclo-de-aumento-e-mantem-juros-basicos-em-11-ao-ano)
40) Mais uma questão de interpretação de gráficos. O primeiro item está correto, pois houve superação de 0,1. O segundo item também está correto: os anos 1980 são conhecidos como a década perdida em razão da crise econômica. O terceiro item está errado, pois apenas os anos 1980 são conhecidos como década perdida. O quarto item está correto, conforme simples análise do gráfico. Letra b.
41) O número da lei está errado. O BNB não abrange o Tocantins. São 7 membros. A ouvidoria é que recebe reclamação de clientes. Letra c.
42) Alguns alunos me indagaram sobre a possibilidade de recurso no terceiro item, que foi dado como correto. De fato, existem aquíferos nessa região nordestina e as águas, de modo geral, não são de boa qualidade, entretanto isso não foi afirmado pela assertiva. O que o item diz é que o solo prejudica a formação de aquíferos, sua recarga e a qualidade de suas águas, mas ela não diz que não há aquíferos nem que as águas são ruins. Não vejo recurso, infelizmente. Letra e.
Qualquer dúvida, sugestão, crítica, discordância enviem para profrodrigobarreto@gmail.com
Abraços,
Rodrigo
Olá, tudo bem? Hoje responderemos ao questionamento sobre a constitucionalidade das emendas de redação e…
Neste artigo você encontrará um resumo do Transtorno de Personalidade Esquizotípica, pertencente ao tópico de…
Olá, pessoal, tudo bem? As funções essenciais à justiça estarão em pauta hoje no nosso…
Confira quais são os hospitais de lotação! Iniciais de até R$ 17,9 mil! O edital…
Neste artigo você encontrará um resumo do Transtorno de Personalidade Evitativa, pertencente ao tópico de…
Olá, pessoal, tudo bem? Hoje vamos falar sobre controle de constitucionalidade. Dada a proximidade da…