Fala, estrategista! Tudo bem? Neste artigo, falaremos sobre benchmarking para concursos. Analisaremos os detalhes mais importantes sobre esta importante ferramenta organizacional, bem como a forma de cobrança do assunto pelas bancas.
Nos tópicos deste artigo buscaremos “cercar” o que pode ser cobrado pela ferramenta em provas de concurso. E, para complementar o estudo, sugerimos a leitura do nosso artigo sobre Gestão da Qualidade para concursos, em que detalhamos mais o tema “gestão da qualidade” e suas ferramentas.
Cabe dizer, também, que algumas bancas consideram o benchmarking como parte do Planejamento Estratégico da organização. Por isso, recomendamos a leitura do nosso artigo sobre as ferramentas mais cobradas de Planejamento Estratégico para concursos.
Passemos, agora, aos tópicos do nosso resumo de Benchmarking para concursos.
O benchmarking, que numa tradução forçada significa “marcação de banco”, mas é mais comumente traduzido de forma mais dinâmica como “avaliação comparativa“, é uma ferramenta de gestão que consiste em analisar casos de sucesso no mercado, buscando identificar seus pontos positivos e fatores críticos de sucesso.
Nos dizeres de Chiavenato, “O benchmarking é um processo contínuo para avaliar produtos, serviços e práticas dos concorrentes mais fortes e das empresas que são reconhecidas como líderes empresariais, com o propósito de aprimoramento empresarial. Trata-se de uma fonte inesgotável de ideias e experiências alheias. O termo significa um marco de referência, um padrão de excelência que precisa ser identificado para servir de base para mudança e inovação” (CHIAVENATO, 2007, p. 196).
Já Sobral & Peci conceituam benchmarking como “um processo contínuo e sistemático que busca comparar práticas e métodos de trabalho de uma organização com os de outras empresas” (SOBRAL & PECI, 2013, p. 380).
Assim, o benchmarking deve ser encarado como um processo contínuo que permite identificar falhas no contexto empresarial, ao compará-la com outras organizações (que são chamadas de benchmarks), proporcionando aprendizado organizacional e melhoria contínua.
No entanto, o benchmarking não deve ser visualizado apenas como uma cópia, uma imitação de outras empresas. Com efeito, o benchmarking deve proporcionar um norte, uma referência mediante a análise das práticas de outras empresas.
Com base nisso, deve-se buscar implementar as melhores práticas identificadas, aplicando com excelência aquilo que foi identificado, visando à inovação. Vale salientar, ainda, que o benchmarking deve ser adaptado à realidade de cada organização, o que gera a necessidade de se analisar na prática da organização como efetivamente aplicar as melhorias identificadas.
Portanto, o benchmarking pode tornar a ação da organização mais eficaz e eficiente ao absorver as melhores práticas do seu nicho, possibilitando a inovação e gerando um aprendizado que acarretará inteligência competitiva à empresa.
Neste tópico de benchmarking para concursos, analisaremos os tipos de benchmarking. Quando se fala em benchmarking, pensa-se quase que automaticamente em uma organização buscando as melhores práticas de suas concorrentes no mercado. No entanto, este é apenas um dos tipos de benchmarking (e também o mais difícil de ser executado na prática, o benchmarking competitivo).
Nesse sentido, sobre os tipos de benchmarking, temos os seguintes:
Para que o benchmarking obtenha sucesso, não adianta simplesmente observar boas práticas no mercado, sem um método e sem um propósito de aplicação. É necessário planejamento e avaliação das melhorias que se pretendem alcançar, visando à melhoria contínua, inovação e excelência operacional, tudo o que o benchmarking permite obter.
Assim, conforme Chiavenato, o benchmarking possui os seguintes estágios:
Perceba que os estágios do benchmarking seguem uma lógica sequencial. Isso porque um trabalho bem estruturado de benchmarking deve ser bem planejado e possuir objetivos claros.
Neste tópico, comentaremos algumas questões sobre benchmarking para concursos, para que fique evidenciada a forma pela qual as bancas costumam cobrar o conteúdo.
CEBRASPE – MS (2013)
“Na técnica de benchmarking, utilizada como forma de identificar e ganhar vantagem competitiva, a organização compara o seu desempenho com o de outras, concorrentes ou não, do mesmo ramo de negócios ou de outros ramos, que façam algo de maneira particularmente bem feita.”
A afirmativa está correta. Como vimos, o benchmarking é conhecido como “avaliação comparativa”, e pode ser utilizado para comparar o desempenho da organização com outras, sejam ou não concorrentes, inclusive de diferentes ramos de mercado.
Estas organizações, que fazem algo de maneira particularmente bem feita e que serão alvo do processo de benchmarking, são conhecidas como “benchmarks”. Assim, não confunda a ferramenta benchmarking com o conceito de benchmarks, que são as organizações que possuem uma determinada competência reconhecida e que serão o foco do processo de comparação.
Cabe ressaltar que, ainda que a questão não tenha mencionado o benchmarking interno, restringindo o conceito a apenas a comparação com outras organizações, ainda assim a questão está correta.
QUADRIX – CRO-AC (2019)
“Quanto aos conceitos introdutórios da administração, julgue o item.
O benchmarking consiste em uma ferramenta para medir o desempenho de cada departamento da organização em comparação com os demais.”
Afirmativa errada! Pecou por generalizar. Como vimos, é possível sim utilizar o benchmarking para medir o desempenho de cada departamento da organização em comparação com os demais. Porém, este é o benchmarking interno. Em geral, quando a questão pede benchmarking, sem especificar, está falando do benchmarking competitivo ou do benchmarking genérico.
FCC – AL-AP (2020)
“Ao comparar o processo de atendimento ao cidadão-usuário de uma Assembleia Legislativa com o processo de atendimento ao cliente de um banco comercial, utiliza-se o método de benchmarking conhecido como
A) Competitivo.
B) Funcional.
C) Interno.
D) Genérico.
E) Distintivo.”
O gabarito é a letra D. Conforme vimos, o benchmarking genérico é utilizado para comparar fluxos de processos similares entre duas organizações, não necessariamente do mesmo ramo de mercado. Perceba que este é o caso do enunciado, porquanto busca-se comparar o processo de atendimento de duas organizações de ramos distintos, quais sejam: uma Assembleia Legislativa (órgão público) com um banco comercial (empresa privada). Trata-se de questão que ilustra muito bem o benchmarking genérico.
Chegamos ao fim do nosso Guia Definitivo sobre benchmarking para concursos. Importante conhecer todo o conteúdo que está aqui, principalmente para aqueles que estarão em cargos de gestão no serviço público, pois o benchmarking também pode ser muito bem utilizado e desenvolvido nesta seara, existindo diversos casos de sucesso de sua implantação na esfera pública, muito pela possibilidade de cooperação entre diferentes órgãos e entidades da Administração Pública.
Por fim, vale sempre lembrar a importância de utilizar este resumo em conjunto com os materiais teóricos e a resolução de muitas questões sobre o tema, sempre buscando reforçar os conteúdos aqui propostos.
Abraços e bons estudos!
Paulo Alvarenga
https://www.instagram.com/profpauloalvarenga/
Referências:
CHIAVENATO, Idalberto Empreendedorismo: dando asas ao espírito empreendedor: empreendedorismo e viabilidade de novas empresas: um guia eficiente para iniciar e tocar seu próprio negócio / Idalberto Chiavenato. – 2.ed. rev. e atualizada. – São Paulo : Saraiva, 2007.
SOBRAL, Filipe. PETA, Alkeci. Administração: teoria e prática no contexto brasileiro / Filipe Sobral, Alketa Peci. – 2. ed. – São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2013.
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