Categorias: Concursos Públicos

Banco Central: Concurso para até 1.850 vagas este ano

Quem tem como objetivo para 2013 a conquista de estabilidade e boa remuneração terá no concurso programado para o Banco Central (BC) uma das maiores chances de alcançar a sua meta. A autarquia aguarda a autorização do Ministério do Planejamento para preencher até 1.850 vagas no biênio 2013-2014. Serão chances nos cargos de técnico, de nível médio, analista e procurador, ambos de nível superior, com a remuneração inicial chegando a R$15.343,60.

O pedido de concurso do BC está em análise no Planejamento desde setembro do ano passado. Foram solicitadas 400 vagas de técnico, cujos ganhos mensais são de R$5.290,28 logo no ingresso; 1.330 de analista, com iniciais de R$13.333,77; e 120 de procurador, que tem como requisito o bacharelado em Direito e proporciona remuneração de R$15.343,60. Em todos os valores já está incluído o auxílio-alimentação, que é de R$373 (valor vigente desde o último dia 1º).

A expectativa é de que, inicialmente, seja liberado ao menos o quantitativo referente à demanda do banco para 2013, que é de 1.090 novos servidores, sendo 200 técnicos, 830 analistas e 60 procuradores. A princípio, a autorização era esperada para até o fim de 2012, e fonte na direção da autarquia chegou a informar que já havia acerto com o Planejamento para que isso acontecesse.

O chefe adjunto do Departamento de Gestão de Pessoas do BC, Delor Moreira afirmou, inclusive, que a meta do banco era divulgar os editais (um para cada cargo) até março deste ano. Isso porque a intenção é publicar os documentos, no máximo, três meses após a autorização ser concedida.

Delor também informou que as vagas deverão ser distribuídas por todas as dez capitais onde o BC possui unidades. Além do Rio de Janeiro, contam com representações do banco as cidades de Brasília (sede), SãoPaulo, BeloHorizonte, Curitiba, Porto Alegre, Salvador, Recife, Fortaleza e Belém.

O Banco Central tem sofrido com a saída de muitos servidores por aposentadoria e há o temor de que o banco tenha o seu quadro reduzido à metade da estrutura prevista em lei, que é de 6.470 servidores, até 2014. Dados de agosto do ano passado indicavam que 30,4% dos cargos existentes estavam ociosos naquele momento, percentual que foi ampliado até o fim de 2012. Até 30 de novembro, haviam sido registradas 321 aposentadorias no ano, média de quase 30 por mês.


Técnico do Banco Central

Quem pretende ingressar como técnico no Banco Central não deve esperar pela divulgação do edital para iniciar os estudos. A recomendação de especialistas na área é para que os interessados já iniciem os estudos, tomando como base o programa da última seleção, que FOLHA DIRIGIDA publica abaixo:

PROVA DE CONHECIMENTOS GERAIS

LÍNGUA PORTUGUESA: 1. Compreensão e Interpretação de Textos. 2. Estrutura e Organização do Texto 3. Ortografia. 4. Semântica. 5. Morfologia. 6. Sintaxe. 7. Pontuação

NOÇÕES DE DIREITO: Constitucional: 1. A Constituição da República Federativa do Brasil, de 5/10/88: 1.1 Princípios Fundamentais. 1.2. Direitos e Garantias Fundamentais: direitos e deveres individuais e coletivos, direitos sociais. 1.3. Administração Pública: disposições gerais, servidores públicos civis. 1.4. Poderes da União. Administrativo: 1. Atos Administrativos: conceito, requisitos, atributos, classificação, invalidação. 2. Servidor Público. Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis (Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990, e suas alterações posteriores). 2.1. Das Disposições Preliminares (arts. 1º ao 4º). 2.2. Do Provimento (arts. 5º ao 22 e 24 ao 32). 2.3. Da Vacância (arts. 33 ao 35). 2.4. Dos Direitos e Vantagens (arts. 40 ao 115). 2.5. Do Regime Disciplinar (arts. 116 ao 142). 2.6. Da Seguridade Social do Servidor (arts. 183 ao 231). 2.7. Das Disposições Gerais (arts. 236 ao 242).

ATUALIDADES: Domínio de tópicos atuais e relevantes de diversas áreas, tais como política, economia, sociedade (movimentos sociais, organizações não governamentais), educação, tecnologia, energia, ecologia, relações internacionais, desenvolvimento sustentável e segurança pública e suas inter-relações.

RACIOCÍNIO LÓGICO-QUANTITATIVO: Esta prova visa a avaliar a habilidade do candidato em entender a estrutura lógica de relações arbitrárias entre pessoas, lugares, objetos ou eventos fictícios; deduzir novas informações das relações fornecidas e avaliar as condições usadas para estabelecer a estrutura daquelas relações. Os estímulos visuais utilizados na prova, constituídos de elementos conhecidos e significativos, visam analisar as habilidades dos candidatos para compreender e elaborar a lógica de uma situação, utilizando as funções intelectuais: raciocínio verbal, raciocínio matemático, raciocínio seqüencial, orientação espacial e temporal, formação de conceitos, discriminação de elementos. Em síntese, as questões da prova destinam-se a medir a capacidade de compreender o processo lógico que, a partir de um conjunto de hipóteses, conduz, de forma válida, a conclusões determinadas.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS – ÁREA 1

FUNDAMENTOS DE CONTABILIDADE: 1. Teoria e campo de atuação: conceitos, objetivos da informação contábil. 2. Livros Contábeis. 3. Registros contábeis. 4. Método das Partidas Dobradas. 5. Lançamentos. 6. Regime de Competência e Regime de Caixa. Critérios de avaliação do Ativo e do Passivo. 7. O Patrimônio Líquido. Capital subscrito e integralizado. 8. Reservas e provisões. 9. Contas Patrimoniais e Contas de Resultado. 10. Apuração do Resultado. 11. Operações contábeis comuns às empresas comerciais, industriais e de prestação de serviços. 12. Principais Demonstrações Contábeis – estrutura e finalidades: 13. Balanço Patrimonial, Demonstração do Resultado do Exercício, Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido, Demonstração do Fluxo de Caixa (método direto e indireto).14. Demonstração do Valor Adicionado e as Notas Explicativas às Demonstrações Contábeis. 15. Avaliação de Investimentos pelo método da Equivalência Patrimonial e pelo método do Custo. 16. Critérios de Avaliação de Estoques – métodos PEPS, UEPS e Média Ponderada Móvel. 17. Depreciações do Ativo Imobilizado. 18. Amortizações do Ativo Diferido. 19. Provisão para crédito de liquidação duvidosa. 20. Desconto de duplicata.

FUNDAMENTOS DE GESTÃO DE PESSOAS: 1. Principais modelos de administração pública: patrimonialista, burocrático, nova gestão pública e papéis do Estado. 2. O papel da área de recursos humanos. 3. Recrutamento e seleção – formas de recrutamento, perfil do candidato, perfil do posto, técnicas seletivas. 4. Benefícios, higiene, segurança e qualidade de vida. 5. Planos de carreira. 6. Gestão de desempenho: avaliação de desempenho, feedback, reconhecimento, elementos que favorecem desempenho de equipes. 7. Gestão por competências – mapeamento e avaliação. 8. Gestão de pessoas com foco em resultados. 9. Educação corporativa. 10. Treinamento, Desenvolvimento e Educação: conceitos e importância, operacionalização e rotinas. 11. Benefícios e serviços. 12. Bancos de dados e sistemas de informações de recursos humanos. 13. Comportamento organizacional – clima e cultura organizacional, comunicação organizacional, liderança, equipes de trabalho.

FUNDAMENTOS DE GESTÃO DE RECURSOS MATERIAIS: 1. Recursos materiais e patrimoniais: definição e objetivos. 2. Nível de serviço: atendimento, pontualidade e flexibilidade. 3. Ética na administração de materiais. 4. Função Suprimento: métodos de previsão da demanda; reposição de estoques: estoque de segurança e sistema ponto de pedido; compras e contratações: princípios, modalidades e tipos de licitação; seleção de fornecedores e propostas; sistemas registro de preços, pregão e pregão eletrônico; e economicidade na função suprimento. 5. Função Armazenagem: Seleção e classifica-ção de materiais: especificação, classificação e codificação; classificação ABC; armazenagem de materiais: técnicas de estocagem e movimentação de materiais; recebimento e localização dos materiais; embalagens de proteção; inventário físico e acurácia dos estoques; avaliação financeira dos estoques; e custos na função armazenagem. 6. Função Administração Patrimonial: o ativo imobilizado; administração, contabilização e controle do ativo imobilizado; depreciação, tombamento e baixa patrimonial; administração e manutenção de imóveis e prestação de serviços gerais; e sistemas prediais: manutenções preventiva, corretiva e preditiva. 7. Função Documentação: serviços de protocolo, distribuição, classificação e arquivamento de documentos; sigilo e proteção da documentação; e tabela de temporalidade.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS – ÁREA 2

TEORIA E NORMAS DE SEGURANÇA: 1. Análise e gerenciamento de riscos – conceitos de identificação e classificação de ativos, vulnerabilidades, ameaças, probabilidades e impactos e alternativas de mitigação. 2. Continuidade de negócios e planos de contingência. 3. Gerenciamento de Crises. 4. Inteligência competitiva – fundamentos e Etapas. 5. Crimes contra o patrimônio. 6. Prevenção de fraudes e delitos internos. 7. Segurança contra Incêndios – Prevenção e combate a incêndios – Classes de incêndio, agentes extintores, brigadas contra incêndios. 8. Segurança do conhecimento – Proteção de informações. 9. Segurança de pessoas – Primeiros socorros. 10. Segurança de sistemas de TI – aspectos básicos – ameaças comuns no ambiente digital. 11. Segurança do trabalho e do meio-ambiente. 12. Segurança eletrônica – sistemas eletrônicos aplicados à segurança – objetivos e fundamentos. 13. Segurança privada – aspectos legais e de fiscalização. 14. Segurança Pública – disposições constitucionais e aspectos organizacionais – atribuições e competências das polícias Federal, Civis, Militares e Guardas Municipais. 15. Terceirização – conceitos, aspectos legais e normativos, hipóteses de responsabilidade solidária do contratante por obrigações fiscais e trabalhistas do contratado.

LEGISLAÇÃO ESPECÍFICA:
 1. Lei 10.826, de 22 de dezembro de 2003, e seus complementos. 2. Lei 11.036, de 22 de dezembro de 2004, e seus complementos. 3. Lei 7.102, de 10 de junho de 1983.

Fonte: Folha Dirigida
Raul Cordeiro

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