Aulão de Português TJ-PE
Olá, caros alunos, sou a professora Rafaela Freitas e gostaria de fazer um convite!
Finalizando a SEMANA TJ-PE, eu estarei com vocês detonando a IBFC com questões anteriores da banca! Selecionei questões de português recentes e de grande relevância para quem está se preparando para o TJ-PE.
Nosso encontro será amanhã, dia 29/04/2017, às 8h30, pelo canal do Estratégia Concursos, no YouTube!
Inscreva-se:
https://www.estrategiaconcursos.com.br/gratis/semana-tj-pe/
Querem uma prévia de questões? É para já!
Há algum tempo venho afinando certa mania. Nos começos chutava tudo o que achava. […] Não sei quando começou em mim o gosto sutil. […]
Chutar tampinhas que encontro no caminho. É só ver a tampinha. Posso diferenciar ao longe que tampinha é aquela ou aquela outra. Qual a marca (se estiver de cortiça para baixo) e qual a força que devo empregar no chute. Dou uma gingada, e quase já controlei tudo. […] Errei muitos, ainda erro. É plenamente aceitável a ideia de que para acertar, necessário pequenas erradas. Mas é muito desagradável, o entusiasmo desaparecer antes do chute. Sem graça.
Meu irmão, tino sério, responsabilidades. Ele, a camisa; eu, o avesso. Meio burguês, metido a sensato. Noivo…
– Você é um largado. Onde se viu essa, agora! […]
Cá no bairro minha fama andava péssima. Aluado, farrista, uma porção de coisas que sou e que não sou. Depois que arrumei ocupação à noite, há senhoras mães de família que já me cumprimentaram. Às vezes, aparecem nos rostos sorrisos de confança. Acham, sem dúvida, que estou melhorando.
– Bom rapaz. Bom rapaz.
Como se isso estivesse me interessando…
Faço serão, fco até tarde. Números, carimbos, coisas chatas. Dez, onze horas. De quando em vez levo cerveja preta e Huxley. (Li duas vezes o “Contraponto” e leio sempre). […]
Dia desses, no lotação. A tal estava a meu lado querendo prosa. […] Um enorme anel de grau no dedo. Ostentação boba, é moça como qualquer outra. Igualzinho às outras, sem diferença. E eu me casar com um troço daquele? […] Quase respondi…
– Olhe: sou um cara que trabalha muito mal. Assobia sambas de Noel com alguma bossa. Agora, minha especialidade, meu gosto, meu jeito mesmo, é chutar tampinhas da rua. Não conheço chutador mais fno.
(ANTONIO, João. Afinação da arte de chutar tampinhas. In: Patuleia: gentes de rua. São Paulo: Ática, 1996)
Vocabulário:
Huxley: Aldous Huxley, escritor britânico mais conhecido por seus livros de ficção científica.
Contraponto: obra de ficção de Huxley que narra a destruição de valores do pós-guerra na Inglaterra, em que o trabalho e a ciência retiraram dos indivíduos qualquer sentimento e vontade de revolução.
01. (EBSERH – 2017 – Advogado – IBFC) Ao longo do texto a visão que o narrador tem de si é alternada com o modo pelo qual os outros o veem. Assim, percebe-se que o rótulo de “Bom rapaz. Bom rapaz.” (6º§) deve-se ao fato de o narrador:
a) dedicar-se ao chute de tampinhas.
b) ler o livro de um autor famoso.
c) ter uma péssima fama no bairro.
d) passar a cumprimentar as senhoras.
e) conseguir um emprego noturno.
Comentário: segundo o texto, a boa fama do rapaz foi dada pelas sonhoras do bairro após ele ter conseguido uma ocupação à noite, um emprego.
GABARITO: E
02. (EBSERH – 2017 – Advogado – IBFC) Em “Há algum tempo venho afinando certa mania.” (1º§), nota-se que o termo destacado pertence à seguinte classe gramatical:
a) substantivo.
b) adjetivo.
c) pronome.
d) advérbio.
e) interjeição.
Comentário: algumas palavras mudam de classe gramatical dependendo do uso delas em determinado contexto. O vocábulo “certo” (e flexões – “certa mania”) é um adjetivo que está sendo usado como pronome indefinido, ligado ao substantivo “mania”.
GABARITO: C
03. (EBSERH – 2017 – Advogado – IBFC) No terceiro parágrafo, no trecho “Ele, a camisa; eu, o avesso.”, foi empregado um recurso coesivo que confere expressividade ao texto. Trata-se da:
a) elipse.
b) anáfora.
c) catáfora.
d) repetição.
e) sinonímia.
Comentário: no trecho “Ele, a camisa; eu, o avesso.” Ocorreu a elipse do verbo “ser”, assim: “Ele é a camisa; eu sou o avesso.”. Os verbos foram substituídos pelo uso da vírgula.
GABARITO: A
04. (EBSERH – 2017 – Advogado – IBFC) A oração “Depois que arrumei ocupação à noite,”(5º§) é introduzida por uma locução conjuntiva que apresenta o mesmo valor semântico da seguinte conjunção
a) porquanto.
b) conforme.
c) embora.
d) quando.
e) pois.
Comentário: a locução conjuntiva “depois que” denota ideia de tempo, o que ocorre com a conjunção “quando” da alternativa D.
GABARITO: D
05. (EBSERH – 2017 – Advogado – IBFC) O emprego do acento grave em “Às vezes, aparecem nos rostos sorrisos de confiança.“ (5º§) justifica-se pela mesma razão do que ocorre no seguinte exemplo
a) Entregou o documento às meninas.
b) Manteve-se sempre fiel às suas convicções.
c) Saiu, às pressas, mas não reclamou.
d) Às experiências, dedicou sua vida.
e) Deu um retorno às fãs.
Comentário: a crase em “às vezes” é justificada por ser uma expressão adverbial feminina, o que também ocorreu em “às pressas”.
A crase na alternativa A ocorreu por exigência de preposição pela regência do verbo “entregar” e pelo uso do artigo feminino antes de “meninas”. É a regra geral do uso da crase. O mesmo aconteceu nas demais alternativas.
B: manter-se fiel A alguma coisa ou A alguém.
D: dedicou alguma coisa A outra coisa ou A alguém.
E: dar retorno A alguém ou A alguma coisa.
GABARITO: C
Estou bem animada para amanhã! Até lá!
Rafaela Freitas.
Neste artigo você encontrará um resumo do Transtorno de Personalidade Evitativa, pertencente ao tópico de…
Olá, pessoal, tudo bem? Hoje vamos falar sobre controle de constitucionalidade. Dada a proximidade da…
Atenção, concurseiros! Neste domingo, 22 de dezembro, encerra o prazo para garantir sua inscrição no concurso…
A área fiscal é uma das mais prestigiadas no mundo dos concursos públicos, com salários…
Olá, tudo bem? Hoje responderemos ao questionamento acerca da possibilidade de os sobrinhos-netos serem herdeiros,…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) finalmente está com seu edital na praça e,…