Categorias: Concursos Públicos

Auditoria ISS/Floripa – Prova comentada

Olá, pessoal!

Ao contrário da prova da RFB, aplicada também no último final de semana, a prova de vocês foi bem complicada, abordando contabilidade avançada (CPCs) na parte de auditoria, assim como a FCC tinha feito no ISS-SP 2012 e ICMS-SP 2013, mas que não era característica da FEPESE.

Não terei tempo de discorrer muito sobre cada questão, então os comentários serão mais objetivos, ok? Entendo que há margem para recurso na questão 96.

Abs,

Rodrigo Fontenelle

 

Questão 86:

Gabarito Preliminar: D

Comentários:

Concordo com o gabarito. Veículos vendidos pelo valor contábil foram negociados em práticas não comuns. Dessa forma, há uma distorção relevante, mas é só em relação a esse ponto, então não está generalizada. Seria o caso de apenas ressalvar o relatório.

Questão 87:

Gabarito Preliminar: A

Comentários:

Item 17 do CPC 27. Concordo com o gabarito.

Questão 88:

Gabarito Preliminar: C

Comentários:

O item III está errado, pois uso da teoria das probabilidades para ava­liar os resultados das amostras, incluindo a mensuração do risco de amostragem é considerado amostragem estatística, segundo a NBC TA 530.

Questão 89: E

Gabarito Preliminar:

Comentários:

Segundo o CPC 01, se, e somente se, o valor recuperável de um ativo for inferior ao seu valor contábil, o valor contábil do ativo deve ser reduzido ao seu valor recuperável. Essa redução representa uma perda por desvalorização do ativo. A perda por desvalorização do ativo deve ser reconhecida imediatamente na demonstração do resultado, a menos que o ativo tenha sido reavaliado. Dessa forma, concordo com o gabarito.

Questão 90:

Gabarito Preliminar: A

Comentários:

Retirada de forma literal do Apêndice 3 da NBC TA 530. Concordo com o gabarito.

Questão 91:

Gabarito Preliminar: C

Comentários:

Segundo o CPC 04, um software de uma máquina-ferramenta controlada por computador que não funciona sem esse software específico é parte integrante do referido equipamento, devendo ser tratado como ativo imobilizado. O mesmo se aplica ao sistema operacional de um computador. Quando o software não é parte integrante do respectivo hardware, ele deve ser tratado como ativo intangível. Dessa forma, a única contabilização correta é a apresentada na letra C. Concordo com o gabarito.

Questão 92:

Gabarito Preliminar: B

Comentários:

Literal do Apêndice 1 da NBC TA 530. Concordo com o gabarito.

Questão 93:

Gabarito Preliminar: A

Comentários:

Segundo os itens 6, 7 e 8 da NBC TA 530, temos:

“6. Ao definir uma amostra de auditoria, o auditor deve considerar a finalidade do procedimento de auditoria e as características da população da qual será retirada a amostra.

7.   O auditor deve determinar o tamanho de amostra suficiente para reduzir o risco de amostragem a um nível mínimo aceitável.

8.   O auditor deve selecionar itens para a amostragem de forma que cada unidade de amostragem da população tenha a mesma chance de ser selecionada”.

Portanto, mais uma questão literal. Concordo com o gabarito.

Questão 94:

Gabarito Preliminar: C

Comentários:

A afirmativa III está errada, pois a administração da entidade deve dar amplo e irrestrito acesso aos auditores que estão auditando as demonstrações contábeis, inclusive os relativos à auditoria corrente. Concordo com o gabarito.

Questão 95:

Gabarito Preliminar: D

Comentários:

Concordo com o gabarito, conforme definição dos riscos de controle, detecção e inerente apresentados na NBC TA 200.

Questão 96:

Gabarito Preliminar: A

Comentários:

Segundo CPC 30, que trata de Receitas, Venda faturada e não entregue, refere-se à modalidade de venda na qual a entrega da mercadoria é retardada a pedido do comprador, porém este detém a propriedade e aceita a fatura. Nesses casos, a receita deve ser reconhecida quando o comprador passa a deter a propriedade, desde que:

(a) seja provável que a entrega será efetuada;

(b) o item esteja no estoque do vendedor, identificado e pronto para entrega ao comprador no momento em que a venda é reconhecida;

(c) o comprador forneça instruções específicas relacionadas ao adiamento da entrega; e,

(d) as condições de pagamento sejam as usualmente praticadas.

Como vemos, mais uma questão praticamente literal. Apesar disso, aqui cabe uma consideração. Os itens I e II só poderiam ser considerados corretos em conjunto. Assim, se lermos cada um desses itens separadamente, todos estariam errados, pois todas as quatro condições mencionadas acima, para reconhecimento dessa receita, devem estar presentes. Portanto, entendo que há margem para anulação da questão.

Questão 97:

Gabarito Preliminar: C

Comentários:

As normas contábeis devem ser subordinadas aos princípios da representação verdadeira e apropriada (true and fair view) e da primazia da essência sobre a forma. Ou seja, não apenas os efeitos econômicos devem prevalecer sobre a forma, independentemente do tratamento jurídico, como é imperioso, no novo ordenamento contábil, que a representação da realidade econômica seja verdadeira e apropriada. Dessa forma os itens I e IV estão errados Concordo com o gabarito.

Questão 98:

Gabarito Preliminar: D

Comentários:

Segundo o CPC 06, A classificação de um arrendamento mercantil como arrendamento mercantil financeiro ou arrendamento mercantil operacional depende da essência da transação e não da forma do contrato. Exemplos de situações que individualmente ou em conjunto levariam normalmente a que um arrendamento mercantil fosse classificado como arrendamento mercantil financeiro são:

(a) o arrendamento mercantil transfere a propriedade do ativo para o arrendatário no fim do prazo do arrendamento mercantil;

(b) o arrendatário tem a opção de comprar o ativo por um preço que se espera seja suficientemente mais baixo do que o valor justo à data em que a opção se torne exercível de forma que, no início do arrendamento mercantil, seja razoavelmente certo que a opção será exercida;

(c) o prazo do arrendamento mercantil refere-se à maior parte da vida econômica do ativo mesmo que a propriedade não seja transferida;

(d) no início do arrendamento mercantil, o valor presente dos pagamentos mínimos do arrendamento mercantil totaliza pelo menos substancialmente todo o valor justo do ativo arrendado; e

(e) os ativos arrendados são de natureza especializada de tal forma que apenas o arrendatário pode usá-los sem grandes modificações.

Portanto, a partir da letra C acima, o item 4 está errado. Mais uma questão literal. Concordo com o gabarito.

Questão 99:

Gabarito Preliminar: E

Comentários:

Praticamente literal da NBC TA 560, que trata de eventos subsequentes. O auditor independente tem sim obrigação em relação às demonstrações con­tábeis após a data do seu relatório, caso elas sejam modificadas. Concordo com o gabarito.

Questão 100:

Gabarito Preliminar: B

Comentários:

Todos os itens listados referem-se a tipos de testes substantivos, também chamados de procedimentos substantivos, aplicados pelo auditor.

Claudenir Brito

Posts recentes

Carta aos Assinantes do Estratégia Concursos – 217

Confira, em nossa ducentésima décima sétima carta aos assinantes, a nossa programação semanal, as novidades do…

33 minutos atrás

Concursos 2025: são mais de 57 mil vagas no PLOA!

2025 já está quase aí! Já fez seus planos para o próximo ano? No mundo…

43 minutos atrás

Vade-Mécum para o concurso ICMBio – Baixe grátis!

Já está na praça o edital do mais novo concurso ICMBio (Instituto Chico Mendes de…

28 minutos atrás

Garantia em contratos administrativos de obras e serviços

Olá nobre colega!! Hoje iremos estudar um assunto importante em provas de concurso público na…

38 minutos atrás

Concurso UFOPA PUBLICADO com 39 vagas!

Foi publicado o novo edital do concurso UFOPA (Universidade Federal do Oeste do Pará), com…

48 minutos atrás

Quem julga os crimes de Desembargadores?

Olá, tudo bem? Hoje responderemos ao questionamento sobre qual é o Órgão judicial competente para…

51 minutos atrás