Concursos Públicos

Anotação do gabarito das provas do CNU será discutido!

Será tema, em uma audiência da Defensoria Pública da União (DPU), na próxima sexta (12), a possibilidade de anotar ou não os gabaritos da prova do Concurso Nacional Unificado (CNU)!

Além do DPU, o Ministério Público da União (MPU) e a Advocacia-Geral da União (AGU) participarão e estão a favor da anotação das respectivas respostas.

O encontro será realizado com representantes do “ENEM dos concursos” por parte do Ministério da Gestão e Inovação (MGI), em momento de reclamações dos candidatos, que querem a medida para facilitar na elaboração de possíveis recursos.

Em abril, o MGI, junto à Fundação Cesgranrio, divulgou que não será possível levar o caderno de provas por causa de questões de segurança, levantadas pela ABIN (Agência Brasileira de Inteligência).

No entanto, com repercussão ruim da notícia, Alexandre Cabral e Alexandre Mendes, ambos defensores públicos federais, enviaram uma ação para permitir, pelo menos, a anotação dos gabaritos.

Com isso, os defensores conseguiram a primeira audiência na última quarta-feira, dia 10, com apoio do MPU, favorável aos argumentos e ao tema. Assim, uma segunda reunião foi marcada para essa sexta-feira, com participação da AGU.

Vale lembrar que, anteriormente, no concurso Caixa também não era possível anotar os gabaritos das provas. Entretanto, após acordo com o MPF, foi permitido no cartão de confirmação a anotação.

Anotação do gabarito das provas do CNU será discutido!

Previsão de aplicação extraordinária

Será criado o dispositivo de aplicação extraordinária no caso de eventos que afetem gravemente a infraestrutura logística, inviabilizando a aplicação da prova para pelo menos 0,5% dos inscritos. Nesses casos, haverá uma aplicação extraordinária de prova para vagas suplementares. 

“A nova regra foi pensada para que novos eventos climáticos extremos não prejudiquem ainda mais as populações afetadas, quanto à aplicação do concurso, nem tenhamos de adiar novamente o certame em todo o país”, explicou Alexandre Retamal, coordenador-geral de logística do CPNU. 

Para ficar por dentro de todas as informações sobre o CNU, além da audiência sobre os gabaritos das provas, basta acessar os links abaixo:

Saiba mais: Concurso Nacional Unificado (CPNU)


Assinatura Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira os nossos artigos!

Ronaldo Scanavini Neto

Graduando em Comunicação Social - Jornalismo na Universidade Federal de Viçosa (UFV). Trabalha na equipe de jornalismo do Estratégia Concursos desde 2023.

Posts recentes

Concursos Abertos de Prefeituras: mais de 90 editais!

Estamos em ano de eleições municipais, o que contribui ainda mais para a publicação de…

4 horas atrás

Concurso Princesa Isabel PB: são 163 vagas; R$ 4,2 mil!

Está na praça o mais novo edital de concurso público da Prefeitura de Princesa Isabel…

5 horas atrás

Acordo para reestruturação de carreira EPPGG é assinado

Até entre as carreiras mais atrativas do mundo dos concursos federais, a EPPGG se destaca.…

5 horas atrás

Concursos Federais: panorama completo dos próximos editais!

Se você esperava, há anos, prestar concurso em algum órgão ou ministério federal, sua hora…

5 horas atrás

Concursos Agências Reguladoras: EDITAIS para 2024!

O ano de 2024 ainda promete boas oportunidades para os concursos das Agências Reguladoras (federais…

5 horas atrás

Concurso ANM será autorizado esta semana; 220 vagas!

Um novo concurso para a ANM (Agência Nacional de Mineração) finalmente sairá do papel. Isso…

5 horas atrás