Concursos Públicos

Atualidades – SES/DF – Prova Comentada

Olá pessoal,

Seguem os meus comentários à prova de Atualidades do concurso da Secretaria de Saúde do Distrito Federal, aplicada em 17/06. Foram três questões da nossa disciplina. Não vislumbro a possibilidade de recursos.

 

23) O cerrado é a vegetação típica do Distrito Federal (DF), no entanto, existem outras formações que merecem destaque porque ajudam a compor todo um quadro natural, que é parte de uma paisagem exuberante. Quanto a esse assunto, a vegetação que integra parte da paisagem do DF é a

a) mata de galeria e mata ciliar.

b) floresta equatorial.

c) restinga.

d) araucária.

e) floresta de coníferas.

COMENTÁRIOS:

            O cerrado é a vegetação típica do Distrito Federal. As formações vegetais do cerrado podem ser classificadas em estratificações, sendo duas delas a mata ciliar e a mata de galeria.

            As outras alternativas não correspondem a formações vegetais existentes no Distrito Federal. A floresta equatorial também é conhecida como floresta amazônica. A araucária, que é um tipo de conífera, é uma formação vegetal que ocorre quase que exclusivamente na região Sul do Brasil.

            Gabarito: A

 

24) Em 1946, com a Revisão Constitucional, a mudança da capital do País para o Planalto Central foi incluída nas disposições transitórias da Constituição. Assim, em novembro do mesmo ano, o presidente Eurico Gaspar Dutra nomeou a Comissão de Estudos para a Localização da Nova Capital do Brasil.

Disponível em: <www.memoria.ibge.gov.br>. Acesso em: 20 abr. 2018, com adaptações.

Considerando que o texto apresentado se refere a um importante momento para a criação da Nova Capital, é correta afirmar que a mencionada comissão denominava-se Missão

a) Cruls.

b) Nova Capital.

c) Gaspar Dutra.

d) Poli Coelho.

e) Planalto Central.

COMENTÁRIOS:

            A Constituição de 1946 estabeleceu que a capital da União seria transferida para o planalto central do país e que seria nomeada uma comissão de técnicos de reconhecido valor para proceder ao estudo da localização da nova Capital. Essa comissão foi nomeada pelo presidente Eurico Gaspar Dutra, em 1946, denominada de Comissão de Estudos para a localização da nova Capital do Brasil, presidida pelo chefe do Serviço Geográfico do Exército, general Djalma Polli Coelho. A Comissão ficou conhecida como Missão Poli Coelho ou Comissão Poli Coelho.

            A única alternativa que faz menção à Polli Coelho é a “d”.

            Gabarito: D

 

25) A regularização da ocupação do solo no Distrito Federal é um processo multidisciplinar que envolve diferentes órgãos da administração pública e é formado por várias etapas/estágios. No processo de regularização de determinada área, a etapa que deve vir em primeiro lugar é a (o):

a) aprovação dos projetos de infraestrutura.

b) análise da situação fundiária.

c) registro cartorial do empreendimento.

d) implantação de obras de infraestrutura.

e) comercialização ou o repasse das unidades imobiliárias.

COMENTÁRIOS:

            Muitas áreas foram ocupadas irregularmente no Distrito Federal. Para regularizar estas ocupações, o Governo Distrital desenvolve um programa de regularização fundiária. Na regularização de áreas, a primeira etapa é a de verificação da situação fundiária, que é como a área foi parcelada, qual o parcelamento da área, como está a ocupação atual, qual a situação jurídica da área, etc.

            A regularização fundiária é um processo multidisciplinar que envolve diferentes órgãos da administração pública e é formado por várias etapas/estágios. A figura abaixo mostra as etapas a serem percorridas no desenvolvimento do processo de regularização fundiária, até chegar ao registro cartorial e à alienação dos lotes por meio da comercialização ou repasse dos lotes ao órgão competente do GDF.

Fonte: Terracap

           Gabarito: B

 

Grande Abraço,

Prof. Leandro Signori

Leandro Signori

Licenciado em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Bacharel em Geografia pela Uniceub (Brasília). Como servidor público, foi funcionário da Prefeitura de São Leopoldo (RS), Prefeitura de Porto Alegre (RS), Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) e Ministério da Integração Nacional. É professor de Geografia para o ensino médio na rede particular de ensino. Leciona as disciplinas de Atualidades, Conhecimentos Gerais, Geografia, Realidade Brasileira e História, em cursos on line e presenciais preparatórios para concursos públicos.

Ver comentários

Posts recentes

Concurso Bombeiros RS: 400 vagas autorizadas para Soldado

Atenção, corujas: o governo do Rio Grande do Sul autorizou a realização de um novo…

11 minutos atrás

Concurso Brigada Militar RS: 1.350 vagas autorizadas!

Comissão do novo edital já está formada! O governador Eduardo Leite autorizou a realização de…

32 minutos atrás

Concurso PC RS: edital autorizado; 750 vagas!

Foi oficialmente autorizada a realização do próximo concurso PC RS (Polícia Civil do Rio Grande…

42 minutos atrás

Concursos Segurança RS: mais de 2,7 mil vagas autorizadas!

Atenção, corujas: o governo do Rio Grande do Sul autorizou mais de 2.700 mil vagas…

50 minutos atrás

Concursos Abertos de Prefeituras: mais de 50 editais!

Estamos em ano de eleições municipais, o que contribui ainda mais para a publicação de…

3 horas atrás

Concurso Itaguaru: saiu edital; 152 vagas e até R$ 4,3 mil!

Está na praça o mais novo edital de concurso público da Prefeitura de Itaguaru, município…

3 horas atrás