Olá, pessoal. Como estão os estudos? Mantenham-se firmes e fortes! Depois de um período me dedicando aos meus próprios estudos, volto agora com força total. Tentarei publicar semanalmente ao menos um artigo sobre assuntos de Atualidades e concursos públicos em geral.
Hoje analisaremos um assunto bastante relevante e que pode ser objeto de questões nas mais diversas provas: trata-se do sequestro de mais de duzentas meninas pelo grupo extremista Boko Haram na Nigéria.
Primeiramente devemos entender que o Boko Haram é um grupo extremista e radical que surgiu no norte nigeriano e que prega uma visão anti-ocidental do islamismo. Este grupo defende a implementação da sharia (lei islâmica em vez de leis políticas democráticas) e seus líderes veem no Ocidente o inimigo a ser combatido. Interessante apontar que Boko Haram, na verdade, significa algo como “educação ocidental é pecaminosa”.
O objetivo do Boko Haram é, desse modo, a implementação de um Estado Islâmico, sem possibilidade democrática, na Nigéria. Este grupo terrorista entende que os valores ocidentais instalados na Nigéria pelo domínio britânico são a fonte dos males sociais e políticos vivenciados pelo país.
Em 1914, cerca de 250 etnias foram unificadas por um ato britânico formando o Estado-nação nigeriano. Para manter tais etnias sob controle, a Inglaterra sustentou um governo indireto com apoio a elites de iorubas e de igbos, marginalizando as etnias do norte. Justamente esses grupos do norte, com o passar do tempo, foram se revoltando até culminar na criação do Boko Haram.
O grupo que recruta, em sua maioria, jovens estudantes nigerianos começou a chamar a atenção das autoridades a partir do início deste século, sobretudo mediante ações de extrema violência. Após diversos atos terroristas, o Boko Haram, em 2014, sequestrou mais de 200 meninas (fala-se em 276) em uma escola em Chibok. O mundo inteiro condenou esse ato, mas o governo da Nigéria pareceu dar pouca importância e, até o momento em que escrevo, as meninas não foram localizadas, apesar de algumas delas já terem conseguido fugir.
A Nigéria, conforme vimos, possui mais de 250 etnias. As principais são a Hausa (29%), Yoruba (21%) e Igbo (18%). Estas etnias estão divididas em 50% de muçulmanos, que se concentram principalmente no norte do país, 40% de cristãos, ao sul, além de 10% de outras religiões. O grupo radical Boko Haram, apesar de falar supostamente em nome dos muçulmanos, não conta com o apoio da maior parte da população islâmica, que condena os atentados e o sequestro.
Por fim, destaco que a Nigéria é o maior país da África, possuindo uma população de quase 175 milhões de habitantes. Após grande instabilidade política até os anos 1990, o país começa a se consolidar como uma democracia. Ela possui graves problemas internos, como os próprios ataques do Boko Haram, além de enorme corrupção política e falta de infraestrutura. A Nigéria depende fortemente do petróleo que representam 95% das exportações do país e hoje é um dos principais produtores do mundo. O PIB nigeriano já ultrapassou o da África do Sul, mas a renda per capita é baixíssima e a população abaixo da linha de pobreza ultrapassa os 70%.
Ficamos por aqui, amigos e amigas. Espero que tenham gostado deste artigo.
Qualquer dúvida, crítica ou sugestão mandem para profrodrigobarreto@gmail.com
Abraços,
Rodrigo
Para quem pretende ingressar na carreira de Oficial Investigador da Polícia Civil do Ceará, preparamos…
Confira neste artigo as regiões e os municípios do concurso Bombeiro PR O novo concurso…
Foi publicado o novo edital do concurso Santana de Parnaíba Saúde, no estado de São…
Foi publicado o edital do concurso Guarda Paranavaí PR, localizada no Paraná, com oferta de…
Saiu edital de concurso público da Prefeitura de Santana de Parnaíba, em São Paulo. São…
Se você tinha medo de perder alguma informação importante, não se preocupe! Aqui você confere…