Olá amigos!
Foi aprovada agora (por volta das 22h) na Câmara dos Deputados, em 2º turno, a Proposta de Emenda à Constituição – PEC que obriga a execução de emendas individuais parlamentares, apelidada de orçamento impositivo.
Relembro que a PEC deve ser discutida e votada em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, considerando-se aprovada se obtiver, em ambos, três quintos dos votos dos respectivos membros. Como a PEC já havia sido anteriormente aprovada no Senado Federal em dois turnos e na Câmara em 1º turno, a aprovação agora na Câmara em 2º turno, sem alteração do texto originário do Senado, encerra o processo de votação. Falta agora a promulgação.
A emenda à Constituição será promulgada pelas Mesas da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. Após tal promulgação, escreverei artigo(s) explicando o teor da mudança detalhadamente.
Abraços!
Sérgio Mendes
Olá, tudo bem? Hoje responderemos ao questionamento sobre a constitucionalidade das emendas de redação e…
Neste artigo você encontrará um resumo do Transtorno de Personalidade Esquizotípica, pertencente ao tópico de…
Olá, pessoal, tudo bem? As funções essenciais à justiça estarão em pauta hoje no nosso…
Confira quais são os hospitais de lotação! Iniciais de até R$ 17,9 mil! O edital…
Neste artigo você encontrará um resumo do Transtorno de Personalidade Evitativa, pertencente ao tópico de…
Olá, pessoal, tudo bem? Hoje vamos falar sobre controle de constitucionalidade. Dada a proximidade da…
Ver comentários
Prof. Sérgio, gostaria de uma orientação: pelo concurso da Câmara ser um dos top’s (exigência de alto desempenho/elevada quantidade de conhecimento) e mediante a exiguidade de tempo até a publicação do edital, qual a estratégia, tendo em vista a necessidade de investimento financeiro e de desempenho na prova, você me orientaria a adotar: Focar na Câmara ou ir prestando concursos com similaridades?
* Cargo pretendido: Técnico Legislativo.
Professor, boa tarde. Vou fazer o TCU e gostaria de ler o seu texto que explica em detalhes o orçamento impositivo. Onde encontro o texto?
Att, Fernando.