Na última quarta-feira (6) foi aprovada na Câmara dos Deputados, em 2º turno, a PEC 372/2017, proposta de emenda à Constituição Federal que cria as polícias penais dos estados e do Distrito Federal.
O objetivo da PEC, de autoria do senador Cássio Cunha Lima, é dar aos Agentes Penitenciários os mesmos direitos que os membros da polícia civil possuem, ou seja, a carreira estará dentro do sistema público de segurança do país e será transformada em carreira policial.
Entre as responsabilidades da profissão estão a escolta de presos e a segurança de estabelecimentos penais. O texto foi aprovado por 385 votos a 16 e será enviado à Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) para redação final e posterior publicação da lei.
As polícias penais estarão subordinadas aos Governadores dos Estados, do Distrito Federal e dos Territórios, assim como as polícias civis.
Segundo a PEC 372/2017, a contratação de servidores da polícia penal será feito por meio de concurso público da transformação dos cargos isolados ou dos cargos de carreira dos atuais agentes penitenciários ou equivalentes.
A emenda constitucional está dividindo opiniões, os defensores acrescentam que a noval lei vai trazer mais qualidade e reconhecimento para a profissão de Agente Penitenciário, como melhor remuneração e impediria a privatização do setor.
No entanto, alguns especialistas defendem que a construção de uma política voltada para garantia de direitos deve passar por uma melhor organização sindical.
Segundo o Relatório de 2014 do Departamento Penitenciário Nacional, há em média uma proporção de oito pessoas presas para cada agente de custódia no Brasil numa taxa que não atende à recomendação do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP) – que é de um agente para cada cinco presos.
Para os concurseiros de carreira policial preparamos um artigo completo com todos os concursos de segurança pública do país que podem acontecer em 2019/2020. Não deixe de conferir!
Artigo Concursos de Segurança Pública
Assinatura Anual Ilimitada*
Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos de todo o país. Assine agora a nossa Assinatura Anual e tenha acesso ilimitado a todos os nossos cursos.
ASSINE AGORA – Assinatura Ilimitada
Fique por dentro dos concursos vigentes:
O ano de 2025 começou com a chegada de concursos pra lá de interessantes! Isso…
A Secretaria de Educação do estado de Minas Gerais (SEE MG) deve ofertar 14.281 vagas…
O concurso da Secretaria de Educação do estado de Minas Gerais (SEE MG) com mais de 14…
Edital retificado! Estão oficialmente abertas as inscrições do concurso público da Prefeitura de Rio Negro,…
Quem estuda para concursos públicos sabe que, com a correria do dia a dia, às…
MDR aderiu ao CNU 2.0! Foi publicado o novo edital de concurso público do MDR…
Ver comentários
Parabéns a todos os bravos Policiais Penais do Brasil! Essa PEC, traz o reconhecimento legal, à Segunda mais perigosa profissão do mundo, segundo a OIT. Não acarretará qualquer outro ônus aos cofres públicos, visto que tal trabalho já é desenvolvido de forma policial, e ainda reforça o Combate ao Crime Organizado. Agradecimento especial aos parlamentares favoráveis a essa conquista
boa tarde prof. Paulo Bilynskyj, vcs poderiam fazer uma LIVE sobre essa PEC 372/17, para explicar melhor sobre a criação dessa nova Polícia
Att
Venham nós socorrer no sistema penitenciário paraense somos efetivos é estamos sendo tratado com descaso pelo governo e pelo Seccretario do sistema penal e seus dirigentes. Maior descaso .