Olá pessoal meu nome é Ricardo Strapasson Torques! Sou graduado em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e pós-graduado em Direito Processual.
Estou envolvido com concurso público há 07 anos aproximadamente, quando ainda na faculdade. Trabalhei no Ministério da Fazenda, no cargo de ATA. Fui aprovado para o cargo Fiscal de Tributos na Prefeitura de São José dos Pinhais/PR e para os cargos de Técnico Administrativo e Analista Judiciário nos TRT 4ª, 1º e 9º Regiões. Atualmente, resido em Cascavel/PR, onde exerço o cargo de Assessor Jurídico no Tribunal de Justiça do Estado do Paraná.
Por convite do Prof. Mário Pinheiro tive a oportunidade de integrar a seleta equipe de professores do Estratégia Concursos para lecionar Direitos Humanos.
Trata-se de disciplina ainda pouco conhecida dos “concurseiros”, haja vista que a matéria não era frequente em editais de concurso público. Entretanto, o cenário mudou, especialmente após a Emenda Constitucional nº 45/2005 e a implementação de polícias públicas atentas à temática dos Direitos Humanos (notadamente, os Programas Nacionais de Direitos Humanos).
Em razão disso, não tardou para que os editais passassem a prever a disciplina. Hoje, são frequentes questões da matéria em concursos na área policial, para defensorias públicas e em concursos da magistratura e Ministério Público.
Em 2013, seguindo essa tendência, e devido à natureza do cargo, a disciplina foi exigida no concurso para Auditor Fiscal do Trabalho. Neste concurso em específico, Direitos Humanos representou 10% de toda a prova objetiva, bem como uma das questões discursivas, ressaltando a importância conferida pelo examinador.
Em razão disso, é importante uma preparação específica, focada e objetiva. Com esse espírito lançamos, em parceria com o Estratégia Concursos, o Curso de Direitos Humanos para AFT. Serão 15 aulas (fora a aula demonstrativa), em que analisaremos de forma minuciosa, porém objetiva, clara e voltada para gabaritar questões de concurso público, os assuntos de Direitos Humanos, sem que o candidato precise estudar por outros materiais complementares. Assim, sempre que necessário à preparação, a legislação pertinente, a jurisprudência correlata e as divergências doutrinárias importantes serão citados e referenciados no material, de modo sistematizado e objetivo. O aluno, nem sequer, precisará procurar, por exemplo, o texto de Tratados e Convenções Internacionais importantes para a prova.
A cada aula, além da parte teórica, que será permeada de gráficos e esquemas didáticos, apresentaremos diversas questões de concursos anteriores, todas comentadas analiticamente, de modo que o aluno terá oportunidade de desenvolver uma preparação completa da disciplina.
Ademais, usaremos dos canais de comunicação disponíveis (fórum, e-mails, Facebook) para mantermos um contato próximo com o aluno, com atenção às dúvidas que surgirem ao longo dos estudos, bem como para orientações pertinentes à matéria.
Caso tenha se interessado, o Curso está disponível no link abaixo:
https://www.estrategiaconcursos.com.br/curso/direitos-humanos-p-aft-prof-ricardo-torques-5383/.
Se houver alguma dúvida ou esclarecimento, por favor, entre em contato:
ricardotorques@estrategiaconcursos.com.br
https://www.facebook.com/ricardo.s.torques
Um forte abraço e bons estudos a todos!
Ricardo Torques
Professor de Direitos Humanos
O Tribunal de Justiça do Maranhão divulgou o resultado final dos provados de nível médio…
Foi divulgado nesta quinta-feira, 21 de novembro, o resultado final dos aprovados de nível médio…
O concurso do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), atrelado ao Concurso Nacional Unificado…
O concurso do Ministério da Cultura (MinC), que faz parte do edital unificado, habilitou novos…
O concurso do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), contemplado no edital unificado, habilitou…
Novos candidatos foram habilitados para a correção da prova discursiva do concurso da Agência Nacional…