Aprenda neste artigo sobre aprendizagem organizacional para o BB e garanta sua vaga!
Olá, Estrategistas!
Conforme já esperado, o ano de 2023 está sendo muito próspero para os concurseiros. Afinal, não param de abrir inscrições para certames em vários órgãos públicos.
Dessa forma, as inscrições para o almejado Concurso do Banco do Brasil já estão abertas para o preenchimento de 4.000 vagas imediatas + 2.000 para cadastro reserva para o cargo de escriturário, que exige apenas o nível médio.
O salário inicial é de R$3.622,23, além de diversos benefícios e adicionais. Uma excelente oportunidade para quem quer conquistar o seu cargo público, não é mesmo?
Assim, para auxiliá-los nesta empreitada, vamos aprender neste artigo um dos tópicos constantes no edital: Aprendizagem organizacional para o BB.
O edital do Banco do Brasil trouxe a disciplina “Vendas e Negociação” e, dentro dela, um dos tópicos requeridos é o de aprendizagem e sustentabilidade organizacional.
Dessa forma, por entendermos que aprendizagem e sustentabilidade são assuntos que devem ser tratados separadamente, neste artigo vamos fazer um resumo dos principais pontos relacionados à aprendizagem organizacional, separando os assuntos da seguinte forma:
Vamos aos estudos!
Antes de mais nada, precisamos entender que aprendizagem organizacional é o processo pelo qual as organizações adquirem, integram e aplicam conhecimento e habilidades para melhorar a eficiência e alcançar seus objetivos.
Ou seja, é uma abordagem holística de gestão de conhecimento que se concentra na criação, compartilhamento e uso de conhecimento para o benefício da organização como um todo.
Nesse sentido, a aprendizagem organizacional é considerada importante porque permite às organizações inovar, adaptar-se às mudanças no ambiente e melhorar continuamente suas práticas e envolve o treinamento de funcionários, desenvolvimento de políticas e práticas, criação de cultura organizacional, gestão do conhecimento e solução de problemas, dentre outros.
Por fim, o objetivo da aprendizagem organizacional é tornar a organização mais inteligente e melhor equipada para responder às mudanças e desafios futuros.
Conforme vimos acima, a aprendizagem organizacional é uma parte vital do sucesso de qualquer organização, sendo o processo de aquisição e aplicação de novos conhecimentos, habilidades e comportamentos para melhorar o desempenho. Portanto, é importante entender os pilares da aprendizagem organizacional para garantir o sucesso da organização e criar um ambiente de aprendizagem eficaz.
Embora a doutrina cite variados pilares, neste artigo vamos tratar da gestão do conhecimento, do treinamento e da comunicação.
A gestão do conhecimento é uma disciplina que visa criar e gerenciar o conhecimento em uma organização. Ela permite a utilização desse conhecimento para melhorar seu desempenho e atingir seus objetivos estratégicos. Ou seja, é uma abordagem sistemática que envolve a identificação, captura, armazenamento, compartilhamento e aplicação do conhecimento, tanto tácito quanto explícito, que existe dentro da organização.
Por outro lado, o processo de treinamento consiste em fornecer aos funcionários as habilidades e conhecimentos necessários para executar suas tarefas com eficácia, o que inclui a aquisição de novas ferramentas, técnicas e abordagens para melhorar seu desempenho. Além disso, o treinamento assegura que os funcionários possuam as habilidades e conhecimentos essenciais para gerenciar suas responsabilidades de forma efetiva.
Conforme veremos em momento oportuno, existem diversas formas de aprendizagem organizacional.
A comunicação é uma das chaves fundamentais para o sucesso de qualquer organização. Desse modo, por meio da comunicação, os funcionários podem compartilhar informações, discutir ideias e fornecer feedback, permitindo que a empresa se mantenha atualizada sobre as mudanças do setor e novas tendências.
Assim, uma comunicação eficaz na aprendizagem organizacional garante que todos na empresa compreendam os objetivos da instituição e trabalhem em direção a esses objetivos.
Além disso, promove um ambiente colaborativo e confiável, onde os membros da equipe podem compartilhar ideias e conhecimentos para criar soluções melhores.
Existem vários tipos de aprendizagem organizacional. Aqui estão alguns dos principais:
Este tipo de aprendizagem ocorre quando os funcionários aprendem sozinhos através da experiência, observação e reflexão e é classificada como uma aprendizagem informal.
Dessa forma, é um tipo de aprendizagem informal que pode ocorrer sem a intervenção da organização, mas também pode ser encorajada por ela.
A aprendizagem individual pode ocorrer em diversas situações, como por exemplo, quando um funcionário tenta resolver um problema por conta própria, quando observa e aprende com a experiência de outros funcionários, quando pesquisa e estuda sobre um assunto, entre outras situações.
TOME NOTA |
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A aprendizagem individual não se limita apenas ao ambiente de trabalho, e pode ocorrer em diversas áreas da vida do funcionário. Nesse sentido, para encorajar a aprendizagem individual, a organização pode oferecer recursos como bibliotecas, acesso à internet, cursos online, treinamentos e programas de mentoria. |
A aprendizagem coletiva é um processo pelo qual os funcionários aprendem juntos em grupos, compartilhando ideias, conhecimentos e experiências.
Assim, este tipo de aprendizagem pode ocorrer em diversas situações, como reuniões, grupos de discussão, sessões de brainstorming, workshops e outras formas de colaboração.
É um tipo de aprendizagem coletiva que se concentra na aprendizagem em grupo de uma equipe específica. É usado para melhorar a eficácia da equipe, identificar problemas e encontrar soluções.
Dessa forma, a aprendizagem em equipe é uma forma de aprendizagem colaborativa que ocorre quando os membros de um grupo trabalham juntos para adquirir novos conhecimentos, habilidades e competências.
Por fim, diferentemente da aprendizagem individual, que ocorre quando uma única pessoa busca informações e conhecimentos para si própria, a aprendizagem em equipe se baseia na interação, cooperação e colaboração entre os membros da equipe.
Pode ser entendida como uma abordagem educacional que enfatiza a compreensão dos sistemas e das interações entre seus componentes como forma de alcançar uma compreensão mais profunda e holística da organização.
Dessa forma, nessa abordagem, a aprendizagem é vista como um processo contínuo de desenvolvimento de habilidades e conhecimentos em relação a um sistema complexo, como um ecossistema.
Assim, a aprendizagem sistêmica reconhece que os sistemas são compostos por várias partes interconectadas e que as mudanças em uma parte podem afetar outras partes do sistema.
Aprendizagem experimental
Ocorre quando a organização usa experimentação e teste para aprender sobre novas abordagens, tecnologias ou processos. Isto pode incluir a implementação de protótipos, testes de mercado ou pilotos de novas iniciativas.
Aprendizagem contínua
É um processo em que os funcionários são encorajados a aprender continuamente, por meio de treinamentos, cursos, workshops e outras atividades de desenvolvimento pessoal e profissional. Desse modo, isso ajuda a manter os funcionários atualizados e adaptáveis às mudanças no ambiente de trabalho.
Conforme visto acima, existem diversos tipos de aprendizagem organizacional. Todavia, quais são as formas de aplicar essa aprendizagem dentro de uma empresa?
Neste tópico, vamos ver as formas de aplicação mais comuns. Contudo, há muitas outras na doutrina que trata sobre o tema.
Conforme já tratado no tópico acima, a organização pode oferecer programas de treinamento e desenvolvimento que ajudem os funcionários a adquirir novas habilidades, conhecimentos e competências. Por exemplo, podemos citar os treinamentos formais, cursos online, workshops e outras formas de aprendizagem.
A organização pode estabelecer programas de mentoria que conectem funcionários mais experientes com aqueles que estão em início de carreira. Em outras palavras, isso pode ajudar os funcionários mais novos a adquirir conhecimentos e habilidades com base na experiência de outros funcionários.
O job rotation é uma prática que consiste em movimentar os funcionários entre diferentes áreas da empresa, permitindo que eles aprendam sobre diferentes processos e funções. Isso pode ajudar a ampliar o conhecimento dos funcionários e torná-los mais versáteis e adaptáveis.
A era da transformação digital proporciona uma grande vantagem ao oferecer ferramentas inovadoras que apoiam a aprendizagem organizacional, dentre elas a gamificação. Assim, essa abordagem dinâmica e interativa possibilita simular situações reais do cotidiano corporativo para estimular a habilidade de solucionar problemas e o raciocínio dos colaboradores.
A aprendizagem online pode ser uma forma eficaz de fornecer treinamentos e desenvolvimento para os funcionários, permitindo que eles aprendam no próprio ritmo, em qualquer lugar e a qualquer hora. Isso pode incluir cursos online, treinamentos em vídeo e outros recursos de aprendizagem digital.
Além disso, a aprendizagem online pode ser de forma síncrona (ao vivo, através de plataformas como Zoom, Google Meets etc.) ou assíncrona, na qual os funcionários podem estudar através de vídeos e materiais já gravados no tempo que tiver disponível.
Benchmarking é um processo de comparação sistemática e contínua das práticas de negócios, processos e produtos de uma empresa com as de outras empresas líderes do mercado.
Dessa forma, o objetivo do benchmarking é identificar as melhores práticas e processos, aprender com as experiências de outras empresas e implementar as melhores ideias na própria empresa.
Assim, o benchmarking pode ser uma ferramenta valiosa de aprendizagem organizacional que permite que as empresas aprendam com as melhores práticas e processos de outras organizações líderes do mercado.
Por fim, chegamos ao fim deste pequeno resumo sobre o Aprendizagem organizacional para o BB e esperamos que tenha sido útil para vocês.
Contudo, ressaltamos que para que vocês dominem a banca organizadora é de grande importância que estudem pelas aulas em PDF do Estratégia e façam muitas questões através do Sistema de Questões do Estratégia para consolidar o conteúdo.
Para ler mais artigos escritos por mim, cliquem aqui.
Um excelente estudo a todos!
Renata Sodré – Prof. e colunista do Estratégia
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