Meus queridos colegas, é com tristeza que escrevo esse artigo. Nosso alunos estudaram seriamente durante meses para esse concurso e as questões que foram cobradas em nossa disciplina foram tiradas de apenas 1 artigo. Isso mesmo, apenas 1 artigo. O CESPE estava com muita preguiça para elaborar as questões, postou questões pobres e mal desenvolvidas para um tema tão rico e tão profícuo. Deixo aqui o meu manifesto sobre essa banca que já foi a melhor do país na elaboração de questões inteligentes e honestas com o estudo do candidato.
Vamos para a correção da prova:
Em relação à aprendizagem nas organizações contemporâneas, julgue os itens a seguir.
89 As taxonomias de resultados de aprendizagem são utilizadas, nas organizações, para o planejamento de ações de treinamento, desenvolvimento e educação.
Gabarito Cespe: C
Gabarito Alyson: C
Justificativa: Apesar de sabermos, por bom senso, que as taxonomias auxiliam no desenvolvimento organizacional, e que a mais famosa taxonomia é a de Bloom, essa questão foi tirada diretamente de um artigo:
“Segundo Abbad e Borges-Andrade (2004), as taxonomias de resultados ou objetivos educacionais são exemplos de conhecimentos técnicos que facilitam o planejamento, a execução e a avaliação de ações formais de TD&E voltadas à aprendizagem em ambientes organizacionais diversos”.
Fonte: ZERBINI, Thaís e ABBAD, Gardênia. Aprendizagem induzida pela instrução em contexto de organizações e trabalho: uma análise crítica da literatura. Cad. psicol. soc. trab.[online]. 2010, vol.13, n.2 [citado 2013-10-22], pp. 177-193 . Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-37172010000200003&lng=pt&nrm=iso>. ISSN 1516-3717.
90 Os módulos ou unidades organizadas de conteúdo representam a instrução entregue aos treinandos de uma organização com a finalidade de fazê-los alcançar os objetivos de aprendizagem de determinada ação de treinamento.
Gabarito Cespe: E
Gabarito Alyson: E
Justificativa: Outra questão saída do mesmo artigo. Módulos ou unidades organizadas de conteúdo são informações, enquanto que as ações instrucionais são estruturas mais simples, diferentes das primeiras. Veja:
“Para Vargas e Abbad (2006), informação pode ser definida como módulos ou unidades de conteúdos disponibilizados, principalmente, por meio das novas tecnologias da informação e comunicação, tais como portais corporativos, links e bibliotecas virtuais. Instrução, segundo as autoras, define-se como uma estruturação mais simples de ações instrucionais. Em resumo: informação refere-se aos processos de gerenciamento de conhecimentos e instrução relaciona-se à formulação sistemática de objetivos específicos e definição de métodos de ensino”.
Fonte: ZERBINI, Thaís e ABBAD, Gardênia. Aprendizagem induzida pela instrução em contexto de organizações e trabalho: uma análise crítica da literatura. Cad. psicol. soc. trab.[online]. 2010, vol.13, n.2 [citado 2013-10-22], pp. 177-193 . Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-37172010000200003&lng=pt&nrm=iso>. ISSN 1516-3717.
91 As ações organizacionais que objetivam o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes para suprir lacunas de desempenho humano correspondem às tecnologias instrucionais presentes nas organizações contemporâneas.
Gabarito Cespe: E
Gabarito Alyson: E
Justificativa: “Ações organizacionais” são uma coisa, “tecnologias instrucionais” são outra.
Abbad e Borges-Andrade (2004) definem processos de treinamento e desenvolvimento como ações organizacionais que utilizam uma tecnologia instrucional objetivando a aquisição de CHAs para suprir lacunas de desempenho no trabalho e preparar empregados para novas funções. Segundo os autores, essa definição está relacionada à teoria cognitivista (S-O-R), pois sugere que ações organizacionais (S) promovem a aquisição de CHAs (O) que produzem mudanças de comportamento (R) durante o processo de aprendizagem ou no trabalho.
Fonte: ZERBINI, Thaís e ABBAD, Gardênia. Aprendizagem induzida pela instrução em contexto de organizações e trabalho: uma análise crítica da literatura. Cad. psicol. soc. trab.[online]. 2010, vol.13, n.2 [citado 2013-10-22], pp. 177-193 . Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-37172010000200003&lng=pt&nrm=iso>. ISSN 1516-3717.
92 Constituem ações de treinamento e desenvolvimento as oportunidades oferecidas pela organização a seus funcionários para que desenvolvam competências relacionadas a posições profissionais a serem ocupadas futuramente na estrutura organizacional.
Gabarito Cespe: E
Gabarito Alyson: E
Justificativa: O CESPE estava com preguiça mental na hora de elaborar essa prova. Adotou uma diferenciação bem particular do assunto, e adivinha de onde?
A diferença crítica entre os conceitos de TD&E, refere-se ao fato de que programas de desenvolvimento são planejados e direcionados para o crescimento pessoal do empregado, sem manter relações estritas com trabalho específico. Educação refere-se às oportunidades dadas pela organização ao indivíduo, visando prepará-lo para ocupar cargos diferentes em um outro momento dentro da mesma organização e o treinamento prepara o indivíduo para melhorar o desempenho no cargo atual (Abbad & Borges-Andrade, 2004; Nadler, 1984; Sallorenzo, 2000).
Fonte: ZERBINI, Thaís e ABBAD, Gardênia. Aprendizagem induzida pela instrução em contexto de organizações e trabalho: uma análise crítica da literatura. Cad. psicol. soc. trab.[online]. 2010, vol.13, n.2 [citado 2013-10-22], pp. 177-193 . Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-37172010000200003&lng=pt&nrm=iso>. ISSN 1516-3717.
Considerando as atividades inerentes a treinamento, desenvolvimento e educação em organizações, julgue os itens que se seguem.
93 Os resultados de aprendizagem do domínio psicomotor e afetivo representam a capacidade de realização de atividades motoras organizadas em diferentes níveis de automatização, envolvendo internalização de valores, atitudes e comportamentos.
Gabarito Cespe: C
Gabarito Alyson: C
Justificativa: Já estou ficando cansado de dizer de onde saíram essas questões:
As taxonomias devem representar resultados de aprendizagem, sendo que, categorias de resultados de aprendizagem mais complexas dependem das mais simples para ocorrerem. Segundo o referido autor, cada taxonomia deve orientar-se por um princípio ordenador de categorias, ou seja, todas as categorias devem fazer parte de um mesmo continuum. No domínio cognitivo, o princípio organizador é a complexidade dos processos intelectuais; no afetivo, é a internalização de atitudes e valores; e no psicomotor, é a automatização de movimentos.
Fonte: ZERBINI, Thaís e ABBAD, Gardênia. Aprendizagem induzida pela instrução em contexto de organizações e trabalho: uma análise crítica da literatura. Cad. psicol. soc. trab.[online]. 2010, vol.13, n.2 [citado 2013-10-22], pp. 177-193 . Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-37172010000200003&lng=pt&nrm=iso>. ISSN 1516-3717.
94 Caso a análise da demanda de treinamento revele falta de motivação para aprender, além de condições desfavoráveis para o desempenho do trabalho, deverá ser imediatamente iniciada a análise organizacional, que permitirá a identificação e correção dos problemas de estrutura.
Gabarito Cespe: E
Gabarito Alyson: E
Justificativa: O foco tem de ser no programa instrucional e não na estrutura organizacional. Veja:
Além disso, Abbad e Borges-Andrade (2004) alertam para a necessidade de utilizar princípios de aprendizagem e de tecnologias instrucionais no contexto de organizações e trabalho que facilitem a criação de condições adequadas à aprendizagem, retenção e transferência positiva dessas competências para o trabalho. Os autores enfatizam que um dos grandes desafios da área de treinamento é “garantir um alto grau de estruturação de eventos instrucionais e, ao mesmo tempo, respeitar as diferenças individuais” (p. 258).
Fonte: ZERBINI, Thaís e ABBAD, Gardênia. Aprendizagem induzida pela instrução em contexto de organizações e trabalho: uma análise crítica da literatura. Cad. psicol. soc. trab.[online]. 2010, vol.13, n.2 [citado 2013-10-22], pp. 177-193 . Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-37172010000200003&lng=pt&nrm=iso>. ISSN 1516-3717.
95 A aprendizagem das pessoas nas organizações deve ser gerenciada por meio dos eventos da instrução organizados em três fases: atenção do aprendiz, guias de aprendizagem e feedback de desempenho.
Gabarito Cespe: E
Gabarito Alyson: E
Justificativa: A classificação adotada aqui é outra:
Segundo Gagné (1988), a instrução é um conjunto de eventos externos que podem apoiar e facilitar os processos de aprendizagem, os quais são organizados em sequência, a saber: a) Criar expectativas de sucesso; b) Informar os objetivos ao aprendiz; c) Estimular a lembrança de pré-requisitos; d) Apresentar estímulo; e) Fornecer orientação de aprendizagem; f) Provocar desempenho; g) Fornecer feedback informativo; h) Avaliar o desempenho e i) Aumentar a retenção e a transferência. Nem sempre os eventos instrucionais precisam ser seguidos nesta ordem. Entretanto, todos eles devem ser levados em consideração durante o planejamento de um evento instrucional.
Fonte: ZERBINI, Thaís e ABBAD, Gardênia. Aprendizagem induzida pela instrução em contexto de organizações e trabalho: uma análise crítica da literatura. Cad. psicol. soc. trab.[online]. 2010, vol.13, n.2 [citado 2013-10-22], pp. 177-193 . Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-37172010000200003&lng=pt&nrm=iso>. ISSN 1516-3717.
96 Os resultados de aprendizagem do domínio cognitivo representam a capacidade de realização de atividades intelectuais organizadas em diferentes níveis de complexidade.
Gabarito Cespe: C
Gabarito Alyson: C
Justificativa: Adivinhe de onde saiu essa?
No domínio cognitivo, o princípio organizador é a complexidade dos processos intelectuais; no afetivo, é a internalização de atitudes e valores; e no psicomotor, é a automatização de movimentos.
Fonte: ZERBINI, Thaís e ABBAD, Gardênia. Aprendizagem induzida pela instrução em contexto de organizações e trabalho: uma análise crítica da literatura. Cad. psicol. soc. trab.[online]. 2010, vol.13, n.2 [citado 2013-10-22], pp. 177-193 . Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-37172010000200003&lng=pt&nrm=iso>. ISSN 1516-3717.
Gente, é isso. Um forte abraço e vamos “aprender” com as regras do CESPE.
Como dizemos em minha querida terra: afê maria!
Professor Alyson Barros
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