Analista de TI do MPOG – Função essencial nos dias atuais
Olá concurseiros de TI!
Estive aqui há pouco tempo atrás falando que a banca para o concurso de TI estava decidida e seria o CESPE. Pois bem! O Edital saiu na última terça-feira (16/06) e veio com alterações consideráveis em relação ao edital anterior (da FUNRIO). Mas o foco deste artigo é falar um pouco sobre a função essencial e necessária de um Analista de TI (ATI) do Poder Executivo Federal.
Os primeiros ATIs entraram em 2010 na Administração e eu fui um deles. Exerci do referido cargo até o ano passado e atuei no órgão central do SISP (SLTI/MPOG) e depois tive meu exercício descentralizado para Ministério da Educação (MEC) e este é, sem sombra de dúvidas, um diferencial do cargo de ATI.
Os Analistas em Tecnologia da Informação ATIs são lotados no Ministério do Planejamento e podem ter (a maioria tem) exercício descentralizado nos órgãos Setoriais e Seccionais no SISP. Esta possibilidade de descentralização do exercício traz enormes ganhos para o profissional e para a Administração.
Além disso, os ATIs vêm ganhando cada vez mais destaque nos ambientes de TI dos órgãos do SISP e muitos já ocupam cargos de chefia, como era o meu caso no MEC e, depois que eu saí, outro ATI assumiu a Coordenação de Projetos de Desenvolvimento de Software (e o Diretor de TI do MEC também é ATI). Este fato não ocorre por acaso. Durante muito tempo as áreas de TI dos órgãos do Poder Executivo Federal estiveram entregues a profissionais despreparados, o que dava margem para erros enormes na gestão de serviços e de contratos de TI. Com a entrada de profissionais da área, com o conhecimento necessário para desempenhar tais funções, está ocorrendo uma espécie de “seleção natural” e os ATIs estão conquistando este espaço.
As atividades estão relacionadas à governança e gestão de serviços de TI e incluem fortemente a participação no planejamento, fiscalização e gestão de contratos de TI e quando falo que os ATIs desempenham uma função essencial estou me referindo ao fato de que atualmente nada se faz sem tecnologia da informação e usar a TI sem o “expertise” necessário para sua gestão torna-se caro….muito caro!
Quanto à análise do edital, incluindo a polêmica sobre a GSISP (gratificação destinada aos ATIs), vou deixar para falar no aulão a ser realizado nessa sexta, 19, às 14 horas. Segue o link para as inscrições! Espero vocês lá!
http://app.webinarjam.net/register/14759/e3185a479d
Abços e Bons Estudos!
Fábio Alves
Quem mais aí já está com a cabeça em 2025? Pode parecer cedo para fazer…
O edital do concurso do Instituto Nacional do Semiárido (INSA) foi publicado com diversas vagas! Se…
Principais Concursos Tribunais previstos, iminentes e publicados O Projeto Orçamentário para 2025 (PLOA 2025) prevê…
A classificação geral do concurso Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal do Mato…
Os concursos da área de Segurança que podem acontecer em breve! Este artigo é dedicado…
Já estamos nos meses finais de 2024, dá para acreditar? Se você prometeu no início…
Ver comentários
Olá professor. Eu não pude participar desse aulão devido estar em horário de trabalho! Teria como disponibilizar um replay, gravação desse aulão? Queria muito saber no que focar mais para este concurso.
Ricelli,
assim que estiver disponível vamos disponibilizar o link!
Abços e Bons Estudos!
Fábio Alves