Artigo

Análise do Edital PRF e Dicas Reta Final

Olá Prezados
concurseiros!

 

Nesse
artigo, resolvi fazer algo que deveria ter feito imediatamente após a
publicação do edital da PRF 2013, no entanto, por conta de adaptações que tive
de fazer no meu curso e de outras atribuições, não foi possível.

 

Estou
falando da análise do edital, ponto a ponto, para que todos entendam o que será
cobrado de vocês e como isso pode ser aplicado em um acidente rodoviário.

 

Além
disso, vou ressaltar alguns conteúdos que eu entendo que são importantíssimos,
vamos chamar esse artigo de previsão PRF 2013. Longe de min querer adivinhar as
questões, até porque isso é impossível, o que vou fazer aqui é recomendar
atenção em alguns pontos que têm maior probabilidade de cair na prova.

 

A
estratégia que você deve adotar nesse momento é a de resolução de exercícios e
embasamento teórico junto com a questão.

 

Sei
que deve ter algum nobre candidato com a seguinte dúvida:

 

“professor,
e se eu decidir começar agora a estudar Física para a PRF, o que eu faço? Dá tempo?
O que o Sr. recomendaria?”

 

Primeiramente,
dá tempo sim, de garantir alguns pontos valiosos. Eu já mencionei em um artigo
anterior, que Física é uma matéria chave, por conta de ser uma disciplina que
praticamente ninguém sabe com tranquilidade, por isso que os pontos de Física
são pontos valiosos, que farão a diferença na sua aprovação.

 

Entendido
isso, em relação às recomendações, vou fazer elas em cada ponto do edital, que
passo a destrinchar a partir de agora.

 

Conteúdo
de Física do Edital PRF – 2013

 

1.
Mecânica.

 

A
mecânica é a maior parte da Física, e ela é que está mais presente nos
acidentes rodoviários, são questões de Mecânica as que envolvem calculo de
velocidades, frenagem, colisões, air-bag,
cinto de segurança.

 

Por
isso atenção total nesse conteúdo, pois é ele que irá cair em 75% dos itens de
Física.

 

1.1
Cinemática escalar, cinemática vetorial.

 

Dentro
da mecânica o primeiro tópico a ser estudado é o de cinemática escalar e
vetorial

 

Aqui
você deve ficar ligado no cálculo de velocidade média e nos principais
movimentos que são o MRU e o MRUV, ambos retilíneos, os movimentos curvilíneos
serão estudados na parte de cinemática vetorial e movimentos circulares.

 

Principal
tema: Velocidade Média

 

1.2
Movimento circular.

 

Aqui
você estará diante de uma trajetória curvilínea chamada circunferência, e daí o
nome de movimento circular, apesar de círculo ser diferente de circunferência.

 

Recomendo
estudar o conceito de velocidade angular e saber calcular o seu valor por meio
da fórmula matemática.

 

Principal
tema: Velocidade angular

 

1.3
Leis de Newton e suas aplicações.

 

Nesse
ponto, muitas aplicações práticas de um acidente rodoviário estarão presentes,
visto que as Leis de Newton regem toda a mecânica clássica, a chamada mecânica
Newtoniana.

 

É
muito bom saber as Leis de Newton e como elas estão relacionadas com os
acidentes rodoviários e os equipamentos cinto de segurança e air-bag.

 

Ressalto
ainda o estudo das principais forças (peso, tração, normal, atrito).

 

Força
de atrito também é de fundamental importância, pois está presente na frenagem
de veículos. Diferenciar o freio ABS e o freio comum é muito importante.

 

Principal
tema: Leis de Newton

 

1.4
Trabalho.

 

O
trabalho mecânico é importante, pois prepara o aluno para o conceito de
energia, se você entender bem o trabalho mecânico, energia fica moleza.

 

Principal
Tema: Teorema da Energia Cinética

 

1.5
Potência.

 

Importante
conceito pois está ligado diretamente aos veículos automotores.

 

Principal
Tema: Relação entre potência e
velocidade.

 

1.6
Energia cinética, energia potencial, atrito.

 

Aprender
a calcular cada uma dessas energias e o trabalho da força de atrito é
importantíssimo, pois será necessário quando do uso do princípio da conservação
da energia.

 

1.7
Conservação de energia e suas transformações.

 

Considero
a conservação da energia mecânica o principal tema desse ponto.

 

Principal
Tema: Conservação da Energia Mecânica

 

1.8
Quantidade de movimento e conservação da quantidade de movimento, impulso. 1.9
Colisões.

 

Aqui
está a minha aposta na prova da PRF, pois a colisão entre veículos é totalmente
estudada nesse momento.

 

Você
deve conhecer os conceitos de impulso, quantidade de movimento, colisões
mecânicas, classificação das colisões, conservação da quantidade de movimento.

 

Em
colisões entre veículos, muito comuns no dia a dia do PRF, você deve conhecer
bem a Física aplicada para desvendar alguns mistérios, como a velocidade do
veículo infrator, entre outras importantes informações.

 

Principal
Tema: Classificação das colisões
mecânicas.

 

1.10
Estática dos corpos rígidos.

 

A
estática é uma parte do programa que tem relevância média, no entanto, é
importante saber as condições de equilíbrio de um ponto material e de um corpo
extenso.

 

Principal
Tema: Equilíbrio dos corpos extensos.

 

1.11
Estática dos fluidos.  1.12 Princípios de
Pascal, Arquimedes e Stevin.

 

Para
finalizar a mecânica, a estática dos fluidos é também muito importante, pois os
princípios, principalmente o de Pascal, explica muitos equipamentos, como o
macaco hidráulico, o freio hidráulico entre outros equipamentos de um veículo
automotor.

 

2
Ondulatória. 2.1 Movimento harmônico simples.

 

Saindo
da mecânica, chegamos ao MHS, primeiro assunto dentro da ondulatória. Não
considero muito importante esse assunto, no entanto, se você tiver tempo,
estude o pêndulo simples e o sistema massa mola.

 

Principal
tema: Pêndulo Simples e Sistema massa
mola

 

2.2
Oscilações livres, amortecidas e forçadas.

 

Aqui
chegamos a um assunto que com 99% de certeza acredito que, se vier na sua
prova, será teoricamente, apesar de haver muitas equações (bem complexas) para
explicar esse fenômeno.

 

Acredito
que pode haver uma questão envolvendo o sistema de amortecimento de um veículo,
no máximo é isso que pode aparecer.

 

Principal
tema: Conceitos desses tipos de
oscilações.

 

2.3.
Ondas.  2.3.1 Ondas sonoras, efeito
doppler e ondas eletromagnéticas.

 

Em
ondas sonoras, o mais importante será o efeito doppler, até porque é baseado
nele que funcionam os radares móveis que irão para as mãos dos futuros PRF’s.

 

Ondas
eletromagnéticas é bom você saber o conceito e as características.

 

Principal
tema: Efeito Doppler.

 

2.3.2
Frequências naturais e ressonância.

 

Aqui,
acredito que se vier alguma questão, ela vai versar sobre ressonância, uma
questão teórica, provavelmente.

 

Principal
tema: Conceito de ressonância.

 

3.
Óptica geométrica: reflexão e refração da luz.

 

A
última parte do conteúdo é a óptica geométrica, nesse ponto acredito que aos
fenômenos da refração e reflexão serão muito importantes, pois é baseado nele
que funcionam os espelhos retrovisores de um veículo, as miragens em estradas e
outros fenômenos do dia a dia das estradas.

 

Principal
tema: Espelhos.

 

3.1
Instrumentos ópticos: características e aplicações.

 

Eu
aposto no instrumento lupa, por dois motivos, é muito comum em perícias e
também já foi objeto de outras questões em concursos elaborados pelo CESPE, mas
é bom conhecer outros instrumentos como a máquina fotográfica e o olho humano
simplificado.

 

Principal
tema: Lentes, Lupa.

 

Bom
Pessoal, sem maiores pretensões, essa é a mina análise do edital e os
principais temas de cada assunto foram destacados para que você possa estudar
nessas últimas três semanas.

 

Minha
dica fundamental aqui é não deixar a prova de Física de lado, não perca uma
oportunidade de garantir os valiosos pontos de que lhe falei.

 

Se
tiver interesse em um material de qualidade que verse sobre todo o conteúdo com
mais de 250 questões de Física (90% do CESPE) todas comentadas em alto nível,
basta acessar o meu curso de Física para a PRF cujo link segue abaixo.

 

http://www.estrategiaconcursos.com.br/curso/2354/fisica-aplicada-a-pericia-de-acidentes-rodoviarios-p-prf

 

Bons
estudos e muita paz para todos.

 

Abraço.

 

Prof.
Vinícius Silva.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.