Olá, pessoal! Tudo bem? Em mais um artigo para o TJ-RJ, o tema de hoje será análise de negócios para o TJ-RJ!
A disciplina de análise de negócios é uma disciplina específica para o cargo de analista de negócios. Este cargo tem como requisito curso de graduação em Administração ou em Engenharia de Produção e registro no órgão de classe, quando for o caso.
A remuneração do cargo segue o padrão dos outros cargos de nível superior do certame. Para informações sobre a remuneração, vagas e outros detalhes, acesse a página do concurso aqui no Estratégia Concursos.
Para todas as informações sobre o certame, conteúdo programático e estrutura das provas, acesse o edital do concurso.
Sobre o cargo de analista de negócios, o serventuário ocupante deste cargo será responsável por trabalhar com sistemas organizacionais, mapeamento e melhorias de processos de trabalho e na intermediação de partes interessadas e objetivos organizacionais.
Trata-se de um cargo que se mostra bastante promissor na estrutura do Tribunal, notadamente pelo fato de que trabalhará em um ponto estratégico para o órgão, qual seja, o processo de ampliação do uso de Tecnologia de Informação pelo órgão, uma realidade no serviço público e bandeira da atual gestão. Por isso, temos aqui uma excelente oportunidade de ingresso no serviço público!
Sobre o conteúdo programático específico da disciplina de análise de negócios, temos, basicamente, a cobrança de conhecimentos de Administração Geral, Gestão de Processos, Gestão de Projetos e TI. Como são conhecimentos necessários à prática das atividades do cargo, certamente serão bastante explorados na prova, motivo pelo qual devem receber grande atenção por parte do candidato!
Nos próximos tópicos, abordaremos os principais assuntos da disciplina, de acordo com o conteúdo programático e o histórico de cobrança do Cebraspe.
Iniciando o nosso estudo sobre análise de negócios para o TJ-RJ, este tópico será dedicado ao Gerenciamento de Processos de Negócio – BPM.
BPM é um conceito que engloba práticas de gerenciamento de processos de negócio. Sua grande “bíblia” para estudo é o Guia CBOK (Common Body Of Knowledge), um guia com as melhores práticas para a gestão de processos nas organizações.
É importante salientar que os conceitos de BPM não são prescritivos, não se objetiva prescrever uma única metodologia de gestão. Na verdade, busca-se estabelecer bases e princípios para gerenciar processos de negócios. Assim, o CBOK conceitua BPM como uma “capacidade básica interna”.
Nesse contexto, conforme o CBOK, BPM é uma disciplina gerencial, que consiste em trabalhar os processos como ativos da organização, buscando sempre agregar valor para os clientes.
Feita esta introdução, saiba que a Cebraspe costuma cobrar bastante os conceitos básicos sobre o que é BPM. Além disso, a banca explora, também, conceitos sobre a notação de processos BPMN.
É importante conhecer, também, os tipos de processo, bem como o nível de detalhamento dos processos. Ainda, não deixe de conhecer características da gestão funcional e da gestão por processos.
Veja como a temática de BPM já foi explorada em prova pela banca:
MPE – CE (2020)
No que se refere à gestão de processos, julgue o item subsequente.
“A tecnologia BPM (Business Process Management) permite a extração de informações detalhadas sobre custos, tempo e consumo de recursos referentes aos diversos componentes de um processo.”
Afirmativa correta. Veja que a banca considerou correto afirmar que BPM é uma tecnologia. Além disso, com a correta aplicação de ferramentas de gerenciamento de processos de negócio, é possível sim obter informações detalhadas sobre os recursos apresentados pela questão, auxiliando no processo decisório e de gestão organizacional.
Avançando com o presente resumo sobre análise de negócios para o TJ-RJ, falaremos, neste tópico, sobre Planejamento Estratégico.
O conteúdo programático trazido pelo edital para este tema é o seguinte: missão, visão, indicadores, objetivos estratégicos; cadeia de valor e BSC. Além disso, na parte de “Ferramentas da Qualidade”, há outras ferramentas de Planejamento Estratégico.
Sugerimos, porém, que o candidato estude não apenas o Planejamento Estratégico, mas estude, também, o Tático e o Operacional, com suas características.
Sobre as ferramentas, as mais cobradas pela banca são o Balanced Scorecard (BSC), a análise SWOT (campeã de cobrança) e a matriz GUT. Para auxiliá-lo no estudo das ferramentas, não deixe de acessar o nosso artigo sobre as ferramentas mais cobradas de Planejamento Estratégico para concursos, onde as ferramentas são apresentadas e explicadas.
Vejamos como a temática já foi abordada:
PGE-PE (2019)
“Conforme o modelo SWOT, em um concurso público, a possibilidade de serem selecionados profissionais com alto grau de competência é considerada uma oportunidade, enquanto a seleção de muitas pessoas inexperientes é considerada uma ameaça.”
Afirmativa correta. Lembre-se de que a análise SWOT trabalha as variáveis internas à organização, que são suas forças e fraquezas; e as variáveis externas, que são as oportunidades e ameaças. A questão faz a correta exemplificação de oportunidades e ameaças, apresentado fatores externos à organização.
TCE-SC (2016)
“Utilizada como ferramenta de auxílio à gestão pública estratégica, a matriz GUT, considerando a gravidade, a urgência e a tendência do evento estudado, visa priorizar as ações do gestor de forma racional, o que possibilita, por exemplo, a análise de alocação de recursos nas ações consideradas mais importantes.”
Afirmativa correta. A matriz GUT trabalha as variáveis de gravidade, urgência e tendência, fornecendo uma pontuação para cada uma delas e possibilitando que o gestor priorize os problemas a serem solucionados.
Seguindo com nosso estudo sobre a disciplina de análise de negócios para o TJ-RJ, este tópico será dedicado às ferramentas da Gestão da Qualidade.
O conteúdo programático trazido pelo edital para este tema engloba várias ferramentas da qualidade, dentre as quais destacam-se o Ciclo PDCA, o Diagrama de Ishikawa e o Gráfico de Pareto, os quais devem receber especial atenção por parte do candidato em seus estudos.
Para auxiliá-lo no estudo destas ferramentas, sugerimos a leitura dos nossos artigos sobre o ciclo PDCA nos estudos para os concursos públicos, Gestão da Qualidade para concursos, e Benchmarking para concursos.
Vejamos como a banca já explorou o assunto:
Ministério da Economia (2020):
“Acerca das técnicas utilizadas na análise de negócios, julgue os itens a seguir.
O diagrama de Ishikawa ou diagrama espinha de peixe é muito utilizado para a análise de causa e efeito, pois permite identificar quais são as causas fundamentais de um problema e as relações entre elas.”
Afirmativa correta. Existem três nomes para a ferramenta em estudo: diagrama espinha de peixe, diagrama de Ishikawa ou diagrama de causa e efeito.
O diagrama trabalha em cima da análise de um determinado problema ocorrido (efeito), buscando-se chegar às possíveis causas que tenham contribuído para que o problema tenha ocorrido. Assim, permite aos gestores prevenir futuros problemas advindos de causas semelhantes.
Neste último tópico do nosso resumo de análise de negócios para o TJ-RJ, falaremos sobre Gestão de Projetos.
Embora Gestão de Projetos seja um assunto bastante detalhado e extenso, há alguns temas que a Cebraspe sempre cobra dentro do assunto, considerando o Guia PMBOK, carro-chefe do assunto. Estes temas são:
Neste último tema, a Cebraspe costuma explorar de forma mais profunda a área de conhecimento de gerenciamento de custos do projeto.
Perceba como a banca já explorou o tema:
SEFAZ-AL (2020)
“Enquanto o processo “estimar os custos” define os recursos monetários necessários para executar o trabalho do projeto, o processo “determinar o orçamento” agrega os custos estimados de pacotes de trabalho para estabelecer uma linha de base dos custos autorizada.”
Afirmativa correta. Conforme o PMBOK, os processos de Gerenciamento dos Custos do Projeto são:
Por fim, para reforço nos estudos, não deixe de acessar o nosso Guia Definitivo sobre Gestão de Projetos para concursos, onde apresentamos um panorama geral do assunto e pontos-chave do PMBOK.
Chegamos ao fim do nosso resumo sobre a disciplina de análise de negócios para o TJ-RJ. Procuramos apresentar os assuntos mais “quentes” para a sua prova.
Lembre-se de que este resumo não substitui os materiais teóricos do Estratégia Concursos. Além disso, faça muitas questões sobre os temas apresentados.
Por fim, NÃO SE ESQUEÇA DA PROVA DISCURSIVA! A prova discursiva consistirá na redação de texto dissertativo, de até 30 linhas, a respeito de temas relacionados aos conhecimentos específicos de cada cargo/grupo/especialidade. Assim, não seria incorreto apostar que o tema da prova discursiva para o cargo esteja dentro da disciplina de análise de negócios.
O nosso desejo é que este resumo seja peça importante no planejamento dos seus estudos e das suas revisões, e que o ajude a conseguir a sonhada tão aprovação no concurso!
Abraços e bons estudos!
Paulo Alvarenga
https://www.instagram.com/profpauloalvarenga/
Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país!
.
Foi publicado o edital de concurso público da Prefeitura de Cromínia, no estado de Goiás.…
O Ministério da Gestão e da Inovação - MGI divulgou na última quinta-feira (21) o…
Olá, pessoal. Tudo certo? No artigo de hoje veremos o resumo sobre os Aspectos na…
A Procuradoria-Geral do estado do Ceará definiu a Fundação Universidade Estadual do Ceará (FUNECE) como…
A Procuradoria-Geral do estado do Ceará, PGE CE, definiu nesta sexta-feira, 22 de novembro, a…
Com banca organizadora já contratada, o novo edital do concurso da Secretaria Municipal de Controle…