Lei Complementar 101, de 2000 – Lei de Responsabilidade Fiscal – LRF
Lei Complementar 131, de 2009
Lei Complementar 156, de 2016
Lei Complementar 159, de 2017
Lei Complementar 164, de 2018
Olá amigos! Como é bom estar aqui!
A Lei de Responsabilidade Fiscal sofreu até hoje quatro alterações, por meios das Lei Complementares: 131/2009; 156/2016; 159/2017 e 164/2018.
Alterações em dispositivos: A Lei Complementar 131, de 2009, alterou significativamente o art. 48 e acrescentou o art. 48-A, reforçando os mecanismos de transparência da gestão fiscal. A Lei Complementar 156, de 2016, aprimorou tais alterações.
Acréscimos de dispositivos: A Lei Complementar 159, 2017, acrescentou um parágrafo ao art. 32 sobre o prazo de validade da verificação dos limites e das condições de operações de crédito e concessão de garantia. A Lei Complementar 164, 2018, na contramão das alterações anteriores, afrouxou regras para o cumprimento dos limites de despesas com pessoal. A referida Lei retirou as restrições aos municípios em caso de limite ultrapassado por queda na arrecadação:
“§ 5º As restrições previstas no § 3º deste artigo não se aplicam ao Município em caso de queda de receita real superior a 10% (dez por cento), em comparação ao correspondente quadrimestre do exercício financeiro anterior, devido a:
I – diminuição das transferências recebidas do Fundo de Participação dos Municípios decorrente de concessão de isenções tributárias pela União; e
II – diminuição das receitas recebidas de royalties e participações especiais.
§ 6º O disposto no § 5º deste artigo só se aplica caso a despesa total com pessoal do quadrimestre vigente não ultrapasse o limite percentual previsto no art. 19 desta Lei Complementar, considerada, para este cálculo, a receita corrente líquida do quadrimestre correspondente do ano anterior atualizada monetariamente.”
Ministrei uma aula gratuita com os principais pontos da Lei de Responsabilidade Fiscal:
Slides da aula de principais pontos da LRF: clique aqui
obs: em um dado momento cito que são duas alterações, mas as demais são acréscimos (apesar de acréscimo tecnicamente ser alteração da Lei, não invalida e nem desatualiza nada do que foi exposto na aula).
E também ministrei uma aula de retrospectiva de questões de 2018 da Bancas FCC e CESPE sobre a Lei de Responsabilidade Fiscal:
Slides da aula de retrospectiva de questões 2018 sobre LRF: clique aqui
Quer aprender AFO/LRF de verdade e “arrebentar em provas como essa”? Invista nos cursos específicos para o seu concurso clicando em: quero aprender AFO e LRF de verdade.
Se não há um curso específico para o concurso que você quer, sugiro para você o curso regular clicando em: quero aprender AFO para concursos.
Forte abraço!
Sérgio Mendes
www.instagram.com/sergiomendesafo
O Tribunal de Justiça do Maranhão divulgou o resultado final dos provados de nível médio…
Foi divulgado nesta quinta-feira, 21 de novembro, o resultado final dos aprovados de nível médio…
O concurso do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), atrelado ao Concurso Nacional Unificado…
O concurso do Ministério da Cultura (MinC), que faz parte do edital unificado, habilitou novos…
O concurso do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), contemplado no edital unificado, habilitou…
Novos candidatos foram habilitados para a correção da prova discursiva do concurso da Agência Nacional…
Ver comentários
Oi professor,
os materiais dos cursos serão atualizados com essas alterações?
Olá Izabel. Para resolver problemas sobre cursos ou perguntar qualquer coisa sobre, entre em contato com contato@estrategiaconcursos.com.br e em breve nossa equipe irá retornar.
Att. Equipe Estratégia Concursos