Olá pessoal! Vamos corrigir agora as questões de Ética no Serviço Público que foram aplicadas no concurso para Agepen-GO na prova do dia 24/11/2019.
Esta questão é retirada das regras deontológicas do Decreto n. 1.171/1994, especialmente aquela que trata da natureza das decisões tomadas pelo servidor público.
II – O servidor público não poderá jamais desprezar o elemento ético de sua conduta. Assim, não terá que decidir somente entre o legal e o ilegal, o justo e o injusto, o conveniente e o inconveniente, o oportuno e o inoportuno, mas principalmente entre o honesto e o desonesto, consoante as regras contidas no art. 37, caput, e § 4°, da Constituição Federal.
Podemos dizer, portanto, que entre os valores que devem ser levados em consideração pelo servidor no processo de tomada de decisão, a honestidade deve ser considerado o mais importante.
GABARITO: B
Mais uma vez aqui a banca faz menção ao Decreto n. 1.171/1994, mas termina elaborando uma questão bem fácil, em que se pergunta o que é permitido ao servidor.
Algumas alternativas são bem bizzaras, não é? Sabotar, vazar informações, conferir acesso a processos sigilosos, omitir ou falsear a verdade. Não faria nenhum sentido dizer que o servidor pode adotar essas atitudes.
GABARITO: E
Aqui temos uma questão problemática. Me parece que a intenção foi buscar normas específicas aplicáveis à carreira, mas a banca certamente extrapolou o que foi requerido pelo edital. No conteúdo de Ética não tínhamos nenhuma norma específica acerca da comunicação entre os agentes prisionais e os presos ou internos.
Pela lógica acredito que a resposta seja a alternativa C, mas a questão merece recurso pela anulação.
Você deve elaborar o recurso com suas próprias palavras, requerendo a anulação da questão porque está cobrando conteúdo fora do edital, já que não havia nenhuma previsão do abordagem de normas acerca da comunicação entre os agentes prisionais e os presos.
Ficou com alguma dúvida? Pode comentar aqui embaixo, ou me mande lá no instagram.
Grande abraço!
Em audiência nas comissões de Segurança Pública da Câmara e do Senado Federal, o ministro…
Deu Cebraspe de novo! A empresa foi a escolhida para organizar o próximo concurso público…
Quem estuda para concursos públicos sabe que, com a correria do dia a dia, às…
Portaria fixa atribuições e requisitos das carreiras ATENÇÃO! O Ministério Público da União (MPU) pode divulgar…
O concurso do Ministério Público da União (MPU) que é um dos mais aguardados do ano,…
Estão abertas as inscrições para o concurso GCM Itabaianinha, prefeitura localizada no estado de Sergipe,…
Ver comentários
Como posso fazer este recurso
Boa tarde professor! Errei essa questao de Ética. Fui muito bem na espeficica, contudo, estou ha uma questao de ser eliminado antecipadamente, pois nao atingi o percentual minimo de 50% em conhecimento gerais.
Fiz um singelo recurso da questão 20 da seguinte forma:
FUNDAMENTOS: A questão quis trazer normas específicas aplicadas à carreira de agentes prisionais em contatos com presos e internos. Portanto, extrapolou o conteúdo de ética no serviço publico proposto no edital, já que não havia nenhuma previsão no referido conteúdo da disciplina ética, normas acerca da comunicação entre agentes prisionais e presos.
Conclusão: Conteúdo não previsto no edital do referido concurso.
Pedido: Anulação.
Ajude-me a elaborar um recurso mais fundamentado. Ainda tenho esperança de ganha essa questão.