Categorias: Concursos Públicos

AFRFB2014 – comentários adicionais (recursos?)

Prezados alunos,

 

Escrevo rapidamente para deixar mais dois comentários sobre a prova de Raciocínio lógico.

 

Alguns alunos me escreveram perguntando se caberia recurso na questão das misturas, devido a um erro de português. Onde lemos:

“as misturas de Sara e Renata devem ser misturas”

deveríamos ler:

“as misturas de Sara e Renata devem ser misturaDAs

Embora isso tenha gerado alguma dificuldade para o entendimento da questão, acho difícil que a ESAF anule a questão por este motivo. De qualquer forma, para aqueles “desesperados”, a 1 questão da obtenção do mínimo (40%), talvez valha a pena tentar. Já vi outra banca (FCC) anular questão por erros bobos assim. De qualquer forma, este tipo de recurso é mais forte quando o erro de português gera a possibilidade de um entendimento diverso, isto é, de uma resolução diversa da questão. Entendo que neste caso o erro de português apenas confunde, mas não vislumbrei uma outra resolução para a questão devida à falha.

 

Aproveitando, vejamos uma solução numérica para essa questão, para que não reste dúvida sobre a resposta 30:7. Imagine o seguinte:

– a mistura de Renata tem 140 litros, sendo 50 litros de amônia e 90 litros de água (proporção 5:9).
– a mistura de Sara tem 300 litros, sendo 160 de amônia e 140 de água (proporção 8:7).

Queremos formar uma nova mistura, que contenha a mesma quantidade de água e de amônia (1:1). Observe o que acontece se pegarmos 30 litros da mistura de Sara e 7 litros da mistura de Renata (na proporção 30:7):

Quantidade de água = água da mistura de sara + água da mistura de renata
Quantidade de água = 30 x (7/15) + 7 x (9/14) = 14 + 4,5 = 18,5 litros

Quantidade de amônia = amônia da mistura de sara + amônia da mistura de renata
Quantidade de amônia = 30 x (8/15) + 7 x (5/14) = 16 + 2,5 = 18,5 litros

Portanto, ao “misturar as duas misturas” na proporção de 30:7, obtemos uma nova mistura com 37 litros, sendo metade (18,5) de amônia e metade de água.

Quanto à questão da reta e circunferência, reitero minha posição: a geometria analítica (esta parte básica) é vista durante o ensino médio, assim como a geometria plana e a espacial. Vide coleção “Fundamentos da Matemática Elementar” do Gelson Iezzi. Uma vez que desconheço uma definição mais técnica do que seria geometria básica, acredito que um bom critério para defini-la seria “aquela vista no ensino médio”. Portanto, creio que seja difícil obter a anulação da questão pelo fato de estar fora do edital.

 

A resolução da prova encontra-se neste outro artigo:

ARTIGO – RESOLUÇÃO DA PROVA

Abraço

Prof. Arthur Lima

 

Coordenação

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