Fala, estrategista! Tudo bem? No artigo de hoje, apresentaremos um resumo de Administração para técnico ambiental do IBAMA, com foco no conteúdo programático do edital recentemente lançado!
O cargo de técnico ambiental exige “certificado, devidamente registrado, de conclusão de ensino médio ou curso técnico equivalente, expedido por instituição de ensino reconhecida pelo órgão competente”. Oferece remuneração de R$ 4.063,34 (já incluídos GDAEM e auxílio-alimentação), com carga de trabalho de 40 horas semanais.
O cargo oferece vagas para diversos estados do país. Para mais informações, não deixe de ler o edital do concurso e a página do concurso IBAMA aqui no Estratégia Concursos.
No presente artigo de Administração para técnico ambiental do IBAMA, abordaremos conteúdos das partes de Noções Administração Pública e Noções de Gestão de Pessoas, disciplinas contidas na parte de conhecimentos específicos do edital para o cargo. Apesar do nome “Noções de Administração Pública”, grande parte do conteúdo apresentado nesta disciplina remete à parte de Administração Geral.
Diante do exposto, buscamos abordar os principais temas das disciplinas supracitadas, considerando o histórico da banca do concurso, o Cebraspe. Siga conosco nos próximos tópicos para conhecer os principais assuntos, que possuem mais chances de surgirem em sua prova!
Neste primeiro tópico do nosso resumo de Administração para técnico ambiental do IBAMA, falaremos sobre a parte de estrutura organizacional.
Este tópico veio descrito no edital como “Características básicas das organizações formais modernas: tipos de estrutura organizacional, natureza, finalidades e critérios de departamentalização”. Perceba, diversos assuntos podem ser cobrados neste tópico, tanto de estrutura, quanto de departamentalização.
Para o Cebraspe, é fundamental conhecer os tipos de estrutura e suas características. A primeira delas é a estrutura linear, que se caracteriza por grande centralização das decisões nos mais altos níveis da organização. Além disso, caracteriza-se pela unidade de comando, que significa que cada empregado deverá se reportar a um único chefe.
Avançando, outro tipo importantíssimo de estrutura organizacional, talvez o mais cobrado em provas, é a estrutura funcional. Como se pode presumir, aqui a estrutura é organizada baseando-se nas funções organizacionais. Assim, privilegia-se a especialização nos departamentos, entretanto, com pouca coordenação interdepartamental. Ocorre, também, a dupla subordinação, com cada subordinado respondendo a mais de um chefe, de diferentes departamentos.
Por fim, estude, também, a estrutura linha-staff, que se caracteriza pela manutenção das linhas de comando, oriundas da estrutura linear, combinadas com as posições funcionais em caráter de staff, ou consultoria.
Para mais detalhes sobre as estruturas organizacionais, acesse nosso Guia Definitivo sobre estruturas organizacionais para concursos. Leia, também, o Guia Definitivo sobre os tipos de departamentalização para concursos.
Neste tópico do presente artigo sobre Administração para técnico ambiental do IBAMA, falaremos sobre gestão de processos.
Gestão de processos é um tema bastante extenso. Para o Cebraspe, é imprescindível saber que uma organização estruturada em função de processos busca flexibilizar algumas características de uma organização funcional. Nesse sentido, uma organização orientada para processos tem sua estrutura com desenho horizontal, rompendo as tradicionais barreiras interdepartamentais, características da estrutura funcional. Assim, há ganhos de produtividade nos processos organizacionais.
Outro conceito importantíssimo, e bastante explorado pela banca, é o conceito de Business Process Management (BPM – gerenciamento de processos de negócio).
BPM é um tipo de disciplina gerencial, que consiste no estudo de determinadas tecnologias e estratégias utilizadas para o correto gerenciamento dos processos da organização. Cabe ressaltar que BPM sempre considera os processos como meios para a consecução dos objetivos organizacionais, e não como fins em si próprios, fazendo com que os processos agreguem valor ao cliente.
Caminhando, BPM não é uma metodologia prescritiva fechada. Na verdade, podemos compreender BPM como um conjunto de ferramentas a serem aplicadas a cada realidade organizacional, com a finalidade de adaptação a cada organização. Conforme o CBOK, “BPM representa uma forma de visualizar as operações de negócio que vai além das estruturas funcionais tradicionais. Essa visão compreende todo o trabalho executado para entregar o serviço do processo, independentemente de quais áreas funcionais estejam envolvidas.”.
Para conhecer mais detalhes sobre a extensa temática de gestão de processos, sugerimos a leitura do nosso Guia Definitivo de gestão de processos para concursos.
Neste tópico do nosso resumo de Administração para técnico ambiental do IBAMA, abordaremos a parte de motivação.
Motivação é um assunto extremamente importante em provas de Administração e Gestão de Pessoas. Ao longo do tempo, várias teorias sobre motivação foram propostas, dentro de várias abordagens diferentes. Não podia ser de outra forma, visto que a motivação do ser humano é assunto bastante complexo.
Para o Cebraspe, é importante levar para a prova a diferença entre as teorias de processo e as teorias de conteúdo.
As teorias de processo trabalham estudando as diferentes formas pelas quais ocorre a motivação, ou, dito de outra forma, o processo motivacional. Buscam explicar o “como” ocorre a motivação. Já as teorias de conteúdo buscam identificar aquilo que de fato motiva as pessoas, o “que” motiva e são as mais cobradas em concursos.
Estude as diferentes teorias motivacionais, com ênfase na hierarquia das necessidades, de Maslow, e na teoria dos dois fatores, de Herzberg. Para auxiliá-lo nesta missão, não deixe de acessar o nosso Guia Definitivo sobre as teorias de motivação mais cobradas em concursos, onde abordamos os assuntos de forma mais completa.
Seguindo abordando os tópicos mais importantes da disciplina de Administração para técnico ambiental do IBAMA, este tópico será dedicado à parte de liderança.
É importantíssimo conhecer as diferentes teorias de liderança cobradas em concursos. Para a maioria esmagadora das bancas, incluindo o Cebraspe, a teoria mais explorada é a de Kurt Lewin, que definiu os três seguintes tipos de liderança:
Não deixe, também, de acessar o nosso Guia Definitivo sobre as teorias de liderança mais cobradas em concursos, para conhecer os outros tipos de liderança mais explorados.
Neste último tópico do nosso resumo de Administração para técnico ambiental do IBAMA, falaremos sobre a parte de desempenho, contida no bloco de “comportamento organizacional”, juntamente com motivação e liderança (abordados nos tópicos anteriores).
Atualmente, as organizações buscam ir além de apenas avaliar o desempenho obtido pelos funcionários. Com efeito, há um movimento de gestão do desempenho, que indica um planejamento da organização em oferecer as condições necessárias para que se alcance um desempenho satisfatório.
Um tema de avaliação de desempenho que pode ser cobrado em sua prova são os erros na avaliação de desempenho. Veremos, na sequência, quais os principais erros explorados em concursos.
O primeiro, e mais explorado, é o efeito halo. Este erro é caracterizado quando o avaliador utiliza um determinado conceito positivo obtido pelo avaliado em determinada característica e o repete para outras características avaliadas. Com isso, há uma generalização da percepção do desempenho do empregado.
Um outro erro semelhante ao efeito halo é o efeito horn. Entretanto, neste caso, a característica replicada é uma característica negativa. Não são todos os autores que fazem esta diferença, alguns consideram qualquer tipo de generalização como efeito halo.
Avançando, é necessário conhecermos o erro de indulgência, ou leniência. Este erro é caracterizado pelo baixo rigor com que o avaliador pontua os critérios a serem analisados na avaliação. Como consequência, as falhas do empregado são minimizadas ou até mesmo completamente escondidas, gerando um superdimensionamento do desempenho do empregado.
É necessário conhecermos, também, o erro de avaliação de tendência central, que ocorre quando o avaliador busca pautar a sua avaliação em características do empregado que apresentam pontuações médias, desprezando características de pontuação mais baixa ou mais elevada.
Por fim, citemos o erro de semelhança, em que o avaliador apresenta predileção por empregados que apresentem características semelhantes às suas, avaliando-os de forma positiva.
E chegamos ao fim deste artigo sobre Administração para técnico ambiental do IBAMA. O presente resumo deve ser utilizado em suas revisões, sempre em conjunto com os materiais em PDF do Estratégia Concursos e com a resolução de inúmeras questões anteriores da banca, a fim de massificar e potencializar o aprendizado do conteúdo apresentado.
Não deixe de ler os outros artigos apresentados ao longo do presente, para ampliar o escopo de conhecimento sobre os temas ali envolvidos.
Desejamos que este resumo seja de grande valia em seus estudos e revisões e o auxilie na tão sonhada aprovação no certame do IBAMA!
Abraços e bons estudos!
Paulo Alvarenga
https://www.instagram.com/profpauloalvarenga/
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