Oi pessoal!
Tive acesso à prova do TCU para técnico… A parte de administração precisou de muita interpretação, não foi? Bem mais do que o normal, mesmo para uma prova do Cespe/UnB!
A banca trouxe algumas questões mais tranquilas, mas outras foram bem esquisitas, não?
Daqui a pouco farei comentários de todas as questões de administração em vídeo que está sendo transmitido ao vivo pelo Estratégia (outros professores estão agora mesmo comentando outras partes da prova!)
Por hora quero deixar aqui as possibilidades de recursos que vislumbro:
Q: “A cultura define a missão da organização e seu papel em relação ao meio ambiente”…
GABARITO PRELIMINAR: Certo.
Comentário: os elementos que a questão traz realmente possuem forte conexão com a cultura organizacional. Até mesmo a missão é construída com base em um contexto cultural. O examinador tirou partes do texto de um livro de TGA e montou a questão. Apesar disso, você pode recorrer solicitando anulação da questão, afirmando que uma visão mais objetiva do conteúdo consideraria que a missão é definida pelos decisores de alto nível da organização, no processo de planejamento estratégico, e não pela cultura. Não existe uma “cultura” que vai lá e toma uma decisão sobre a missão. Como a questão pode ser compreendida tanto de maneira mais ampla quanto de maneira mais específica, gerando gabaritos opostos, é possível solicitar anulação.
Q.: “O modelo social”…
GABARITO PRELIMINAR: Certo.
Comentário: A banca não especificou do que trata na questão, trazendo informações diversas relacionadas a um “modelo social”. De que trata esse modelo social? Qual a referência para estudá-lo? A banca está tratando, na verdade, da consideração sobre a sociedade vista sob a ótica da teoria do caos, assunto algumas vezes abordado em estudos muito aprofundados sobre mudança organizacional. Associado à isso fala de elementos diversos do contexto de mudança. Apesar disso, esse assunto não é “mudança organizacional”. Também não é “inovação”, nem “cultura organizacional”. É Teoria do Caos e a geração da complexidade, e essa teoria não foi cobrada em sua prova por isso é possível pedir anulação afirmando que esta questão não deveria ser cobrada, por fugir ao Edital! Trata-se de uma cobrança específica de um contexto, com base em teorias não cobradas no Edital, para um assunto cobrado no Edital. Se a banca seguir por esse caminho pode cobrar tudo que quiser! Temos que recorrer!
Q: ” A capacidade de influenciar o comportamento dos indivíduos é a ideia central que sustenta um programa de avaliação de desempenho”
GABARITO preliminar: Certo.
Comentário: a literatura de gestão de pessoas aponta amplamente que a ideia central de um programa de avaliação de desempenho é a possibilidade de oferecer feedback para a empresa e para o próprio funcionário sobre o desempenho. Num contexto de gestão do desempenho, o que se busca é que esse feedback possibilite um desempenho melhor do funcionário no futuro. Desempenho depende de capacidade, condições organizacionais e motivação. O comportamento do indivíduo estaria ligado à motivação. Apesar disso, considerando-se as tendências em gestão de pessoas, não é possível afirmar que o processo de avaliação de desempenho, por si só, influencia o comportamento e a motivação dos funcionários. A influência sobre o comportamento do funcionário ocorre através do processo de liderança. Como resultado da avaliação de desempenho a liderança pode, ou não, buscar influenciar o comportamento dos indivíduos. Mais ainda, mesmo que o busque, a capacidade de influenciar o comportamento não é considerada absoluta na visão contemporânea sobre comportamento. Atualmente, considera-se que o indivíduo poderá, ou não, trabalhar de forma diferente e obter resultados distintos, pois a motivação é intrínseca (cada indivíduo é que SE motiva) – cabendo apenas ao gestor oferecer elementos que estimulem esta motivação -, e não extrínseca (ninguém e nenhum processo externo à pessoa é capaz de gerar mudanças no comportamento do outro).
A avaliação de desempenho possibilita, na verdade, feedback e subsídios para que a gestão possa modificar as condições organizacionais, oferecer capacitação e oferecer elementos na busca de que o indivíduo se motive. Ela não consegue alterar o comportamento dos indivíduos de forma direta. Redijam seus recursos com base nessas ideias. Busquem a inversão de gabarito ou a anulação.
Q: “Os indivíduos com elevada autoeficácia prescindem da participação em programas de treinamento e desenvolvimento”.
Gabarito preliminar: Errado.
Comentário: Mesmo os indivíduos com elevada autoeficácia precisam de programas de treinamento, por isso não se pode dizer que eles são prescindíveis. Não há qualquer questionamento quanto ao gabarito. Apesar disso, a banca cobrou conhecimento sobre a autoeficácia, importante teoria sobre motivação, sem que o assunto “motivação” estivesse cobrado no Edital. A banca cobrou o assunto sob o tema “tendências na gestão de pessoas e gestão do desempenho”. Não é razoável pedir ao candidato que conheça todas as teorias sobre tudo de gestão de pessoas com base neste tema. Ainda assim, o problema é maior: motivação é assunto de COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL, derivado da psicologia organizacional, sendo questionável abrigar o assunto sob o guarda chuva da gestão de pessoas ou da gestão do desempenho.
O pior é que, se a banca insistir que isso é possível, realmente conseguirá encontrar especialistas que aceitem essa relação, pois comportamento organizacional e gestão de pessoas, mesmo sendo diferentes entre si, geralmente andam juntas…
Façam recursos para essa questão com base neste argumento e vamos torcer para que a banca reveja esta posição, restaurando a razoabilidade como princípio para a realização de concursos públicos.
É isso!
Forte abraço e sucesso!
Prof. Carlos Xavier
www.facebook.com/professorcarlosxavier
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Por favor, poderia acrescentar, onde couber nestes comentários, referências bibliográficas para citação nos recursos?
Professor, uma dúvida: com relação ao comentário da questão do TCU a qual fala que indivíduos com elevada autoeficácia prescindem da participação em programas de desenvolvimento, o gabarito preliminar da banca foi dado como errado. A questão não estaria realmente errada, uma vez que eles, na verdade, não prescindem? Achei confusa, porque, pela sua explicação, ficou parecendo que o item também estava errado, ou seja, o senhor não discordou da banca. Sendo assim, como iríamos fazer um recurso se não houve divergência do gabarito preliminar? Grata, Jordana.
PS: Aproveito a oportunidade para elogiar a sua correção da prova no aulão! Foi excelente e muito esclarecedora! Obrigada!
Está faltando fundamentação para questão 96- O modelo social.... completamente fora do edital.
A questão que fala que o programa de avaliação de desempenho tem como ideia central a capacidade de influenciar comportamentos é ridícula! O nome do item já explica a si próprio: "Avaliação de desempenho"!
Sendo que nada tem a ver uma coisa com a outra, em certos casos é aceitável, por exemplo, por meio da teoria de reforços negativos ou positivos, se era isso que a questão se referia, não obstante ela devesse ter explicitado em qual situação isso seria aplicado para assim conhecer do quesito. Ainda complementando, a avaliação seria de cunho apenas informativo e esclarecedor, a influencia sobre comportamentos seria efetuada em outro processo e através daquelas informações.
Olá professor,
E quanto a essa questão de Administração:
"Pesquisas revelam que, no que se refere aos conflitos entre a vida pessoal, mais importante que as pressões de tempo, é a interferência psicológica de aspectos profissionais na vida pessoal, que afeta os resultados organizacionais e o clima organizacional"
Não caberia recurso? A banca não extrapolou ao exigido no edital?
Att,
Professor, assisti à aula de correção on line ontem. Parabéns!!! Espetacular!!! Super seguro, claro e objetivo!
Professor, infelizmente encontrei esse "suporte" para a questão referente à cultura: "No fundo, é a cultura que define a missão e provoca o nascimento e o estabelecimento dos objetivos da organização" - P.287. Administração-teoria, processo e prática - Idalberto Chiavenato, 2007.
"Atualmente, a abordagem da administração é
predominantemente comportamental, com as pessoas
representando o foco de conhecimento, informação, decisão,
ação e avaliação das atividades da empresa."
Poderia comentar sobre essa questão?
muito obrigada
Q: ” A capacidade de influenciar o comportamento dos indivíduos é a ideia central que sustenta um programa de avaliação de desempenho”
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O comentário à essa questão não explica o gabarito. Toda a literatura liga esse conceito à liderança e não à avaliação de desempenho.