Executivo (Administrativa)

Administração para administrador PF parte 2 – principais tópicos

Fala, estrategista! Tudo bem? No artigo de hoje, daremos continuidade à nossa análise da parte de Administração para administrador PF. No primeiro artigo desta análise, tratamos de alguns temas importantes para o Cebraspe, o que continuaremos fazendo neste artigo.

Há pouco tempo tivemos o concurso para cargos da área-fim da PF, e, recentemente, houve um novo pedido de edital da PF junto ao Ministério da Economia. Tudo indica que, em breve, teremos o concurso para a área administrativa da PF.

No presente resumo, nosso foco de análise será o cargo de administrador, de nível superior. Analisaremos a parte de Administração Geral do último edital. A análise se dará mediante a identificação da cobrança feita na última prova, que teve o Cebraspe (que, à época, ainda se chamava CESPE) como banca organizadora.

Para maiores informações sobre o cargo, remuneração e sobre o pedido atual de vagas, acesse a página do concurso aqui no Estratégia Concursos.

Acesse, também, o último edital para a área administrativa da PF, para compreender como foi a estrutura do certame.

Na parte de Administração foram cobrados assuntos corriqueiros no Cebraspe, tais como teorias administrativas, estruturas organizacionais e gestão de projetos. São assuntos frequentes nas provas de Administração e que podem ser cobrados em qualquer banca, o que faz com que este resumo, embora seja baseado no Cebraspe, também possa ser aproveitado no caso de ser outra a banca escolhida para o certame.

Houve, também, na parte de Administração Geral, a inclusão de conteúdos de Administração Pública, cuja abordagem foi feita no artigo anterior.

Nos próximos tópicos, analisaremos os principais temas de Administração para administrador PF, com base nas questões cobradas na última prova para o cargo.

Gestão da qualidade

Neste primeiro tópico de Administração para administrador PF, abordaremos Gestão da Qualidade. É um tema relativamente extenso, mas não tão complexo. É importante conhecer as ferramentas da qualidade, as eras da gestão da qualidade e as contribuições mais marcantes dos autores da gestão da qualidade.

Para auxiliá-lo em seus estudos e revisões, sugerimos a leitura de alguns artigos nossos: “gestão da qualidade para concusos”, “o ciclo pdca nos estudos para concursos públicos” e “a metodologia 5s para concursos“.

Veja como o assunto foi abordado na última prova para o cargo:

“Na qualidade total, os parâmetros de qualidade de um produto ou serviço são estabelecidos pelos engenheiros ou gestores envolvidos no processo de produção.”

Afirmativa errada. A questão aborda as eras da gestão da qualidade, mais especificamente a “gestão da qualidade total” (ou “Total Quality Management” (TQM)), que é a mais cobrada nas provas.

TQM

A gestão da qualidade total é caracterizada por buscar disseminar a cultura de qualidade em todas as áreas e departamentos da organização, fomentando em todos os colaboradores a necessidade de se realizar suas atribuições com a máxima qualidade, visando a agregar valor no produto ou serviço final da organização.

Assim, a gestão da qualidade total é baseada na participação de todos os membros da organização, agregando, inclusive, a participação dos fornecedores da organização. Tudo isso com o objetivo de gerar valor e qualidade percebida para o cliente, que é quem efetivamente estabelece os parâmetros de qualidade.

Portanto, são os clientes, por meio de seus desejos e necessidades, materializados nos feedbacks sobre os produtos ou serviços da organização, quem de fato define o que é qualidade na gestão da qualidade total. Não são os engenheiros ou gestores, sendo este o erro da afirmativa.

Gestão de processos

Dando seguimento ao nosso resumo de Administração para administrador PF, chegou o momento de tratarmos de gestão de processos.

De início, sugerimos a leitura do nosso artigo de Gestão de Processos para concursos, em que há um resumo mais completo sobre o tema.

Seguindo, vale lembrar que um processo é uma sequência de atividades/tarefas, organizadas em fluxos, podendo envolver diferentes departamentos, com entradas e saídas bem definidas.

Um assunto bastante explorado na temática de gestão de processos nas provas do Cebraspe é a (falsa) dicotomia entre a estrutura funcional e uma eficiente gestão de processos. Vejamos a questão abaixo, da última prova de administrador da PF:

“Na gestão de processos, deve-se considerar a estrutura formal da organização para que os processos associados à área de finanças sejam gerenciados pela própria área de finanças, por exemplo.”

Afirmativa errada. Primeiro, temos que ter em mente que, para implementar a gestão de processos na organização, não necessariamente deve-se desconsiderar a estrutura formal da organização, geralmente com o desenho funcional. Assim, a primeira parte da afirmativa está correta, de fato deve-se considerar a estrutura formal da organização.

O erro da afirmativa é que, para que seja a gestão de processos, os processos devem ser executados e gerenciados de forma transversal às áreas, buscando mitigar as tradicionais barreiras funcionais. Assim, em um processo da área de finanças, por exemplo, não participarão apenas membros da área de finanças, mas de várias áreas diferentes da organização.

Nesse contexto, entra o “gerente de processos”. Conforme o CBOK, o gerente de processos deve trabalhar coordenando e gerenciando o desempenho dos processos, e liderando iniciativas de transformação em processos.

Gestão de projetos

Avançando com a nossa análise de Administração para administrador PF, este tópico será dedicado à gestão de projetos. Trata-se de tema bastante extenso e detalhado, que gera bastante preocupação nos candidatos. Porém, o Cebraspe possui algumas predileções de cobrança, conforme veremos a seguir.

Inicialmente, sugerimos a leitura do nosso resumo de Gestão de Projetos para concursos, onde há um resumo mais aprofundado sobre o tema.

Para o Cebraspe, é importante conhecer o ciclo de vida do projeto, com os seus grupos e processos: iniciação; planejamento; execução; monitoramento e controle; e encerramento.

É importante conhecer, também, as áreas de conhecimento em gerenciamento de projetos: integração; escopo; cronograma; custos; qualidade; recursos; comunicações; riscos; aquisições; e partes interessadas (stakeholders).

Dentro das áreas de conhecimento, a mais explorada pelo Cebraspe é a de gerenciamento de custos do projeto. Veja a questão abaixo:

“Entre os processos envolvidos na gestão de custos de um projeto destacam-se a estimação dos custos, a composição de orçamento e o controle dos custos.”

Afirmativa correta. Conforme o PMBOK, os processos de Gerenciamento dos Custos do Projeto são:

  • Planejar o Gerenciamento dos Custos – O processo de definir como os custos do projeto serão estimados, orçados, gerenciados, monitorados e controlados.
  • Estimar os custos – O processo de desenvolver uma aproximação dos recursos monetários necessários para terminar o trabalho do projeto.
  • Determinar o Orçamento – Processo que agrega os custos estimados de atividades individuais ou pacotes de trabalho para estabelecer uma linha de base dos custos autorizada.
  • Controlar os Custos – O processo de monitoramento do status do projeto para atualizar custos e gerenciar mudanças da linha de base dos custos.

Motivação

Neste último tópico da nossa análise de Administração para administrador PF, trataremos sobre motivação. É um assunto explorado pelas mais diversas bancas de concurso, o que não é diferente com o Cebraspe.

Inicialmente, sugerimos o nosso artigo sobre as teorias de motivação mais cobradas em concursos, para uma abordagem mais completa sobre o tema.

Para as provas do Cebraspe, é importante conhecer as diferentes teorias de motivação, bem como a divisão entre teorias de processo e teorias de conteúdo.

Veja a questão abaixo:

“Os estímulos ambientais, as ações e o comportamento das pessoas, a persistência no comportamento e as recompensas advindas das ações são considerados, pelas teorias de conteúdo, elementos essenciais da motivação, que a caracterizam como processo complexo e dinâmico.”

Afirmativa errada. As teorias de conteúdo buscam explicar “o que” motiva a pessoa. Já as teorias de processo abordam “como” a motivação ocorre. Assim, as teorias de processo são complexas e dinâmicas, pois lidam com uma gama maior de fatores.

Por fim, sugerimos, também, a leitura do nosso artigo sobre as teorias de liderança para concursos https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/teorias-lideranca-concursos , por ser um assunto intrinsecamente ligado à motivação.

Conclusão

Chegamos ao fim da segunda parte do nosso resumo de Administração para administrador PF. Lembre-se de sempre utilizar nossos resumos em conjunto com o material teórico do Estratégia Concursos e a resolução de muitas questões sobre os temas do edital.

Não deixe para estudar apenas quando o edital for lançado. O momento ideal para começar os estudos é AGORA, mesmo sem banca definida. Quando a banca for escolhida e o edital for lançado, basta fazer as adaptações necessárias. Se você deseja o cargo de administrador da PF, inicie os estudos agora mesmo!

Por fim, veja os resultados e depoimentos dos alunos do Estratégia Concursos aprovados nas primeiras colocações do último concurso da Polícia Federal e confira as estratégias dos vencedores. Em breve, será o seu nome na lista de aprovados!!!!

Abraços e bons estudos!

Paulo Alvarenga

https://www.instagram.com/profpauloalvarenga/

Referências:

ABPMP. (2013). BPM CBOK V3.0. Guia para o Gerenciamento de Processos de Negócio – Corpo Comum de Conhecimento. 1ª Edição.

PMI – Project management Institut. Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK®) – Sexta Edição. Project Management Institute, 2013

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