Olá, Pessoal, tudo bem com vocês? No artigo de hoje vamos falar sobre a importância de resolver muitas questões para concurso público.
Explicaremos como estudar por questões, como utilizar as questões como forma de revisão. Vamos lá?
Estudar por meio de questões de concursos é um método extremamente eficiente, já que durante a resolução de exercícios você exercita mais o cérebro, aumentando a sua capacidade de memorizar o assunto.
Quando você resolve questões de concursos públicos, você ativa mais o hemisfério esquerdo do cérebro, que é responsável pelo raciocínio lógico, sendo também chamado de “cérebro acadêmico”.
O estudo por questões é mais ativo e dinâmico do que simplesmente quando se lê um material teórico, uma vez que quando você responde uma questão, você tem que acessar aquele conteúdo teórico na sua memória, forçando assim seu cérebro.
Ademais, quando você resolve muitas questões, você percebe quais conteúdos são mais cobrados, concentrando melhor seus esforços nesses, potencializando assim seu tempo disponível.
Estudar resolvendo questões de concursos públicos é eficiente, dado que fica mais fácil identificar seus erros e trabalhar em cima deles.
Portanto, assim que você acabar de resolver as questões, confira quais errou. Desse modo, marque todas as questões erradas e as que teve dúvida (questões que apesar de ter acertado, teve dificuldade de resolver), para que você possa estudá-las novamente.
Levando em conta os seus erros, é possível reconhecer quais são suas dúvidas e fraquezas, então focar em eliminá-las, para que não volte a errar, principalmente na sua prova.
Ao resolver muitas questões, o concurseiro compreende como é a exigência da banca em relação àquele assunto. As bancas possuem um estilo próprio de cobrança, tendendo a cobrar mais determinados assuntos do que outros, passamos então a entender a estrutura das questões e o nível de detalhamento necessário.
Portanto, se investirmos mais tempo de estudo nos assuntos que são mais recorrentes em provas, aumentaremos as chances de ter um melhor resultado no concurso com um menor esforço.
Como vimos, a resolução de exercícios é um excelente método de memorização, já que durante a resolução de exercícios você exercita mais o cérebro, aumentando a sua capacidade de memorizar o assunto.
Sendo assim, quanto mais questões resolvemos, mais conseguimos memorizar os conteúdos estudados.
Resolver questões é uma ótima forma de revisar o assunto estudado, além de fornecer um melhor feedback dos pontos que você ainda está com déficit.
Outro ponto positivo de resolver muitos exercícios é que durante o seu estudo para concurso, você consegue monitorar o seu rendimento, verifica os pontos que precisa ter uma maior atenção e assim canaliza seus esforços.
Além de contribuir para uma maior motivação, uma vez que você vai verificar uma melhora gradativa nos seus números.
À medida que resolvemos exercícios, fica mais claro quais são os conteúdos que você precisa despender mais atenção, seja por ter mais dificuldade, seja por ser mais exigido pela Banca.
Isso acontece porque ao fazer questões identificamos os nossos pontos fortes e fracos, ou seja, assuntos e disciplinas que temos uma maior dificuldade.
Você vai adquirindo mais experiência ao resolver muitas questões, o que te permite monitorar melhor o tempo que está levando nas resoluções.
Os editais colocam o tempo previsto para realização da prova, que em geral gira entre 3 a 5 horas. Devemos levar em consideração o mesmo arranjo de conteúdos previsto para a prova, assim possibilita ter uma boa noção do tempo necessário para resolver cada disciplina.
Espero que tenham gostado do artigo!
Um abraço e bons estudos!
Leonardo Mathias
@profleomathias
Cursos e Assinaturas
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm
Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país!
.
O Estratégia realiza semanalmente aulas, eventos, entrevistas, simulados, revisões e maratonas dos principais concursos de…
O Tribunal de Justiça do Maranhão divulgou o resultado final dos provados de nível médio…
Foi divulgado nesta quinta-feira, 21 de novembro, o resultado final dos aprovados de nível médio…
O concurso do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), atrelado ao Concurso Nacional Unificado…
O concurso do Ministério da Cultura (MinC), que faz parte do edital unificado, habilitou novos…
O concurso do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), contemplado no edital unificado, habilitou…