Por Estratégia Concursos

O que já se sabe sobre o Concurso Nacional Unificado?

O assunto da semana foi a proposta do Ministério da Gestão e Inovação (MGI) de criar um Concurso Nacional Unificado, no qual uma única prova seria realizada para ingresso em diversos órgãos. Ao longo dos últimos dias, novas informações foram divulgadas e você confere as principais delas a seguir!

O que é?

A ideia é que a prova seja aplicada em um único dia em todo o país e que os aprovados preencham vagas em diversos órgãos federais, como ministérios e autarquias. A proposta foi apresentada pelo MGI no dia 25/8.

Onde serão as provas?

As provas devem ser realizadas, simultaneamente, em 179 municípios, abrangendo todas as regiões do país: - Norte: 39 municípios - Nordeste: 50 municípios - Centro-Oeste: 18 municípios - Sudeste: 49 municípios - Sul: 23 municípios

Quais as etapas de prova?

A proposta define que os candidatos sejam avaliados em duas etapas, na mesma data: - provas objetivas, com matriz comum a todos os cargos;  - provas específicas e dissertativas por blocos temáticos.

E as datas?

No final de setembro deverá ser publicado o ato que irá definir o comitê organizador  do concurso. A previsão é que o edital seja publicado até 20/12/23. Já a aplicação das provas é projetada para 25/02/24

Quais órgãos vão participar?

O edital poderá contemplar até 7.826 vagas, conforme adesão voluntária dos órgãos, para diversas carreiras já autorizadas pelo governo.

Ainda está sem entender o que é o Concurso Nacional Unificado proposto pelo Governo? Confira nosso artigo completo com todos os detalhes sobre a seleção!

Seta