Caros alunos do Estratégia,
Tenho certeza que vocês foram muito bem na disciplina de Direito Empresarial!
Como era de se esperar, a equipe do curso Carreiras Jurídicas abordou TODOS os temas que foram cobrados. Em nossos dois encontros nós falamos sobre diversos assuntos do Direito Empresarial e tratamos sobre todos os itens que caíram na prova para o MPT.
Vamos corrigir as questões?
QUESTÃO Nº 63
Em relação ao Direito de Empresa, analise as seguintes afirmativas:
I – Os conceitos de empresa e empresário não se confundem, pois enquanto a primeira é a atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou serviços, o segundo é aquele que exerce a atividade econômica organizada profissionalmente. A empresa pode ser exercida por meio do empresário individual ou por sociedade empresária. Desta forma, a empresa não se confunde com a pessoa natural inscrita no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), nem com a pessoa jurídica registrada no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ).
II – A empresa é o empresário individual ou a sociedade empresária que realiza atividade econômica organizada, registrada no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) ou no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ).
III – Celebram contrato de sociedade as pessoas que reciprocamente se obrigam a contribuir, com bens ou serviços, para o exercício de atividade econômica e a partilha, entre si, dos resultados.
IV – Quem exerce a atividade empresarial é o empresário, seja ele individual ou na forma societária, que não se confunde com a figura do sócio, que é uma das partes que detém qualquer fração, ou a mesmo a totalidade, do capital social da entidade societária.
Comentários:
I – Assertiva CORRETA!
Conforme estudamos em sala de aula, empresa é a atividade e empresário, por seu turno, é quem exerce a atividade de empresa.
Apenas para deixarmos a questão completa, podemos destacar que o exercício de empresa pode ser realizado pelo empresário individual, pela sociedade empresária e pela EIRELI (empresa individual de responsabilidade limitada).
II – Assertiva INCORRETA!
Consoante visto acima, empresa e empresário não se confundem (não são termos sinônimos). Nos termos do art. 966, do Código Civil, “considera-se empresário quem exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou de serviços.”
Assim, verifica-se que a assertiva está incorreta.
III – Assertiva CORRETA!
Conceito de contrato de sociedade: é o contrato resultante do acordo de duas ou mais pessoas que se comprometem a unir capital e trabalho, para a realização de operações com fins lucrativos [art. 981, do CC].
IV – Assertiva CORRETA!
Estudamos isso em sala de aula! O empresário individual exerce a atividade de empresa. O sócio, porém, faz parte da sociedade; esta, sim, exerce empresa, mas o sócio é apenas uma “parte” ou “fração” da sociedade.
Assinale a alternativa CORRETA:
(A) Apenas a assertiva II está incorreta.
(B) Apenas a assertiva III está correta.
(C) Apenas a assertiva I está incorreta.
(D) Todas as assertivas estão corretas.
(E) Não respondida.
Gabarito: A
QUESTÃO Nº 64
Com base na Lei de Recuperação Judicial, Extrajudicial e Falência (Lei nº 11.101/2005), analise as seguintes afirmativas:
I – O plano de recuperação judicial não poderá prever prazo superior a 1 ano para pagamento dos créditos derivados da legislação do trabalho ou decorrentes de acidentes de trabalho vencidos até a data do pedido de recuperação judicial.
II – Na classificação dos créditos na falência, aqueles decorrentes de acidente de trabalho têm prioridade sobre os demais, assim como os derivados da legislação do trabalho, estes limitados a 150 salários-mínimos por credor.
III – Constitui meio de recuperação judicial, entre outros, a redução salarial, compensação de horários e redução da jornada, mediante acordo ou convenção coletiva.
I – Assertiva CORRETA!
Assertiva que abordou pura “lei seca”. Conforme o ‘caput’ do art. 54 da Lei de Recuperação e Falência, “o plano de recuperação judicial não poderá prever prazo superior a 1 (um) ano para pagamento dos créditos derivados da legislação do trabalho ou decorrentes de acidentes de trabalho vencidos até a data do pedido de recuperação judicial.”
Assertiva, portanto, correta.
II – Assertiva CORRETA!
Queridos alunos, com as dicas que nós demos em sala de aula sobre o quadro de credores (habilitação), nós do Estratégia Concurso temos certeza que vocês acertaram essa assertiva! Se você não se recordava, bastava lembrar do inciso I do art. 83 (a classificação dos créditos na falência obedece à seguinte ordem: I – os créditos derivados da legislação do trabalho, limitados a 150 (cento e cinqüenta) salários-mínimos por credor, e os decorrentes de acidentes de trabalho;)
III – Assertiva CORRETA!
A assertiva cobrou a literalidade da lei, pois, nos termos do art. 50, inciso VIII, da Lei nº 11.101/2005, constitui meio de recuperação judicial, entre outros, a redução salarial, compensação de horários e redução da jornada, mediante acordo ou convenção coletiva.
Assinale a alternativa CORRETA:
(A) Apenas a assertiva II está incorreta.
(B) Apenas a assertiva III está correta.
(C) Apenas a assertiva I está incorreta.
(D) Todas as assertivas estão corretas.
(E) Não respondida.
Gabarito: D
É isso aí! Aposto que você que se preparou conosco no Curso Reta Final conseguiu fazer uma ótima prova de Direito Empresarial! Até a próxima e ótimos estudos.
Quer saber quais concursos abertos estão esperando por você nos próximos meses? São diversas oportunidades…
Provas do concurso Polícia Militar SE serão realizadas em 19 de janeiro de 2025! Já…
O aguardado concurso público do INSS para o cargo de Perito Médico Federal deu um…
Salário inicial é de mais de R$ 5 mil. Saiba todos os detalhes desse importante…
Concurso Correios oferece iniciais de até R$ 10,3 mil Estão oficialmente encerradas as inscrições do…
Olá, pessoal. Tudo certo? No artigo de hoje veremos o resumo sobre a LC 192/2022…
Ver comentários
Excelente!
Quando teremos um curso especifico com o Professor Renato de Empresarial em PDF
Prezada Caroline,
Já existe, no Estratégia, outros cursos de Direito Empresarial em PDF.
Bons estudos!