Olá Pessoal. Confiram o gabarito preliminar comentado de História e Geografia da Paraíba do concurso da PM e CBM PB. Não há recurso. A prova como é caracteristica da banca foi simples, direta e objetiva.
71) (IBFC PM/CBMPB 2018) “Esse estudo traz em sua essência a discussão sobre os fatos que ocorreram na Paraíba, durante o período da ‘Primeira República’. Fatos estes que vieram a desencadear um conflito armado, dentro deste estado, entre dois tipos de poder: o ‘poder privado’ [representado, no conflito específico, pelo ‘coronel’ José Pereira Lima] e o ‘poder instituído’ [representado por João Pessoa Cavalcanti de Albuquerque]. O primeiro, caracterizado pelo coronel, figura que constituía a base do sistema político da época; e, o segundo, concentrado nas mãos do chefe político estadual.
Fonte: JANUÁRIO, 2009. (Adaptado).
Assinale a alternativa que indica corretamente o nome
do conflito aludido no texto acima.
a) Guerra de Canudos c) A Revolta do Quebra-Quilos
b) Revolução Praieira d) A Revolta de Princesa
A questão refere-se à revolta de Princesa: um confronto armado entre jagunços no município de Princesa, devido à uma contenda política entre o coronel José Pereira e João Pessoa Albuquerque Cavalcanti, que disputou a vice presidência da República junto com Getúlio Vargas pelo partido Aliança Liberal. Perderam a eleição, e vale lembrar que era comum os candidatos de oposição, como era a chapa de João Pessoa e Vargas. João foi assassinado por José Pereira que era partidário do paulista Júlio Prestes (o candidato por São Paulo que foi indicado) o que agravou a situação política que culminou com a Revolução de 30, quando Getulio e seus correligionarios tomaram a presidência num golpe que depôs o então presidente paulista Whashington Luis e consequêntemente a posse de Julio Prestes. É um dos conflitos mais importantes da Paraíba nos concuros.
[D]
72) (IBFC PM/CBMPB 2018) Como explica a professora Alômia Abrantes em seu texto ‘Paraíba Masculina’: honra e virilidade na Revolução de 1930”, o baião Paraíba, composto por Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira, homenageia o estado ao fazer referência indireta a um conflito interno entre “coronéis” e o poder público estadual cujas consequências impactaram na política nacional em 1930. Os versos que fazem alusão ao conflito são:“Paraíba masculina, Muié macho sim sinhô”; “Eita pau pereira, que em Princesa já roncou”; “Eita Paraíba, Muié macho sim sinhô.”A respeito do conflito aludido no baião Paraíba, assinale a alternativa que indica corretamente o nome dele e sua consequência para a política nacional da época.
a) A Revolta da Princesa. Assassinato de João Pessoa, candidato a vice-presidente de Getúlio Vargas
b) Revolução de 1930. Getúlio Vargas foi eleito o presidente do Brasil
c) A Revolta do Ronco da Abelha. Dividiu as fronteiras das províncias de Pernambuco e Paraíba
d) Guerra dos Mascates. Expandiu o “coronelismo” para o território brasileiro
O Pereira da Música faz referência a José Pereira, coronel inimigo político do governador Paraíbano João Pess.oa. O assassassinato de João pessa que disputou a eleição presidencial como vice presidente na chapa de Getúlio Vargas, culminou com a Revolução de 30.
[A]
73) (IBFC PM/CBMPB 2018) Leia o texto a seguir sobre algumas revoltas populares que ocorreram na Paraíba no século XIX. A _______ ocorreu em 1874, ficou assim conhecida pela modificação que provocou no sistema de pesos e medidas, fato este que desencadeou uma grande revolução na Paraíba. A _______ ocorreu em cinco províncias do Nordeste. Os revoltosos eram contrários aos decretos imperiais que obrigava a população a fornecer dados pessoais, tais como: número de nascimentos e óbitos na família; filiação; estado civil; cor da pele. Na _______ os revoltosos eram os liberais adversativos dos conservadores (grandes latifundiários e comerciantes portugueses). A revolta se iniciou em Recife, os liberais exigiam: a divisão dos latifúndios; a liberdade de imprensa; o fim da oligarquia política.
Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas do texto.
a) Revolta do Ronco da Abelha; Guerra dos Mascates; Revolução Praieira
b) Revolta do Quebra-Quilos; Revolta do Ronco da Abelha; Revolução Praieira
c) Guerra dos Mascates; Revolta do Ronco da Abelha; Revolução de Princesa
d) Revolução de Princesa; Revolta do Quebra-Quilos; Intentona Comunista de 1935
1874: A Revolta do Quebra Quilos.
1872: A Revolta do Ronco da Abelha.
1848: Revolução Praieira.
[B]
74) (IBFC PM/CBMPB 2018) “A década de 1950 marca um período de transição tanto na sociedade brasileira quanto na nordestina e na paraibana. […] É nesse contexto de mudanças que nasce e se consolida o movimento das Ligas Camponesas”. Fonte: TARGINO; MOREIRA; MENEZES, 2011. Sobre este movimento social do campo, assinale a alternativa incorreta:
a) As Ligas Camponesas se originaram no Engenho da Galileia (Pernambuco) e em 1958 foi fundada a Liga Camponesa de Sapé, primeira da Paraíba
b) A ousadia dos camponeses paraibanos despertou a ira dos latifundiários da época, em 1962 o líder da Liga de Sapé, João Pedro Teixeira, foi assassinado
c) As Ligas Camponesas na Paraíba tiveram amplo apoio da Igreja Católica, do Sistema Judiciário, da Secretaria de Segurança Pública e dos latifundiários locais
d) As Ligas Camponesas tiveram como finalidades: acabar com o analfabetismo rural através de criação de escolas; prestar assistência técnica agrícola; assistência jurídica para casos de exploração do trabalhador rural, entre outras
A questão aparentemente era complicada por afirmar dados muito específicos sobre as ligas camponesas, o que pode tornar a questão dificil, mas foi bem tranquila, pois a errada é muito errada e um pouco de informação já permitiria matar a questão: As ligas camponesas foram o movimento camponês que surgiu em Pernambuco e contava como o apoio do deputado pernambucano Francisco Julião. Sua bandeira era a reforma agrária e a melhoria das condições de vida do trabalhador do campo, o que levou ao conflito com os grandes proprietários (latifundiários) e da elite nordestina como um todo como o alto clero católico e a perseguição por políticos locais. A alternativa correta, por procurarmos a errada é a [C]
[C]
75) (IBFC PM/CBMPB 2018) Leia as informações a seguir a respeito dos povos indígenas na Paraíba.
Durante o período do Brasil Colônia, os povos indígenas que ocupavam o território da atual Paraíba se dividiam em 3 grupos: Os Tupis-Guaranis que habitavam o litoral e eram divididos em Potiguaras, ao norte do estado e os Tabajaras, ao sul. E havia um terceiro grupo, que era tido como Cariri.
De acordo com dados da FUNAI (Fundação Nacional do Índio), existem atualmente quatro Terras Indígenas (TI) na Paraíba, sendo três da etnia Potiguara e uma da etniaTabajara. Apesar das terras serem tradicionalmente ocupadas por esses povos, apenas duas TI foram regularizadas.
III. Na Paraíba, seguindo a situação nacional, a Demarcação de Terras Indígenas é um processo que ocorre de maneira rápida e não envolve conflitos de interesses sobre a área a ser demarcada.
Estão corretas as afirmativas:
a) I e II, apenas b) III, apenas c) II e III, apenas d) I, apenas
Basicamente as principais tribos indigenas na colônia são do tronco linguistico Tupi-Guaraní, como os Potiguagas (inimigos dos portugueses e aliados dos Franceses) e os Tabajaras (inimigos das tribos Potiguaras) e Cariris. Este último era um nome genérico para várias tribos diferentes do ramo tupi. A FUNAI é o órgão federal responsável por demarcar e administrar as terras indígenas. A regulamentação é um processo juridico complicado e normalmente demorado, e produz diversos conflitos pela posse da terra. Há aproximadamente 15000 indígenas distribuidos em 32 aldeias, 4 terras indígenas, nos municipios de baia da Traição, Marcação e Rio Tinto.
http://www.funai.gov.br/index.php/indios-no-brasil/terras-indigenas
[A]
76) De acordo com uma reportagem do portal de notícias G1- Paraíba, a música “Paraíba, joia rara”, de Ton Oliveira, que foi reconhecida como patrimônio imaterial do estado, foi inspirada na beleza da vegetação paraibana. Leia as afirmações a respeito do bioma Caatinga e em seguida, assinale a alternativa CORRETA.
a) A pobreza da população humana nordestina é certamente uma consequência da ecologia. As caatingas propriamente ditas são muito pobres em espécies frutíferas
b) O agreste paraibano está localizado na região litorânea do estado, apresenta matas, manguezais e cerrados
c) A vegetação nativa do planalto da Borborema e do Sertão caracteriza-se pela presença da caatinga. Ela pode ser do tipo arbóreo, como a baraúna, ou arbustivo, como o xique-xique e o mandacaru
d) O agreste se destaca na Paraíba porque sua ocorrência no Nordeste está circunscrita apenas a este estado
Mapa das mesorregiões
[C]
77) (IBFC PM/CBMPB 2018) As principais bacias hidrográficas da Paraíba são a do rio Piranhas, a do Paraíba, a do Curimataú, a do Camaratuba, a do Mamanguape, a do Miriri, a do Gramame e a do Abiaí. A principal bacia de todas é a do rio ________, que nasce na serra do Bongá, na fronteira com o estado do ________. Ele tem uma relevante importância, uma vez que através da barragem de ________, em Coremas, viabiliza a irrigação de muitas terras. O Rio _______, o mais famoso do estado, nasce na serra de Jabitacá, em ________, no Planalto da Borborema.
Fonte: http://www.pm.pb.gov.br/arquivos/Historia_da_Paraiba.pdf
Assinale a alternativa que preencha correta e
respectivamente as lacunas do texto.
a) Paraíba; Ceará; Mãe D’Água; Piranhas; Monteiro
b) Piranhas; Ceará; Mãe D’Água; Paraíba; Monteiro
c) Piranhas; Pernambuco; Sobradinho; Paraíba; Medeiros
d) Camaratuba; Rio Grande do Norte; Mãe D’Água; Miriri; Medeiros
[B]
78) (IBFC PM/CBMPB 2018) Leia as informações abaixo sobre a divisão do relevo da Paraíba e atribua valores de Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Praias: Depósitos arenosos ou terras de várzeas, que ficam junto às embocaduras dos rios que lançam suas águas no Oceano Atlântico.
( ) Restingas: Depósitos arenosos em forma de “língua” ou “flecha”.
( ) Dunas: São montes de areia formados pela ação dos ventos.
( ) Mangues: São planícies de marés com vegetação formada por árvores e arbustos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência
correta de cima para baixo.
a) V; F; F; V
b) F; V; V; F
c) F; F; F; F
d) V; V; V; V
[D]
Leia os textos I e II abaixo para, em seguida, responder as
questões 79 e 80.
Texto I
“O Produto Interno Bruto
(PIB) da Paraíba em 2015
caiu 2,7% em termos reais
em relação a 2014, mas
ainda assim foi o terceiro
estado com melhor resultado
no Nordeste, atrás apenas de
Piauí e Rio Grande do Norte.”
Texto II
“Renda per capita (por
cabeça) do paraibano é
inferior ao salário mínimo.
IBGE divulgou rendimento
domiciliar per capita referente
a 2014. Renda média de R$
682 é a 7ª mais baixa do país.”
Fonte: Portal G1-Paraíba.
79) (IBFC PM/CBMPB 2018) Atribua valores de Verdadeiro (V) ou Falso (F), nas
afirmações abaixo.
( ) Em 2015, o desempenho do PIB paraibano se destacou entre os maiores do Nordeste.
( ) Assim como ocorreu com o índice do PIB 2015, a Paraíba apresentou em 2014 um dos melhores índices nacionais de distribuição de riquezas, já que a renda per capta foi bem alta.
( ) Em 2014 o rendimento domiciliar per capita paraibano foi o 7º mais baixo do país. Esse dado revela a má distribuição de renda, já que no ano seguinte teve um dos maiores PIB do Nordeste.
Assinale a sequência correta de cima para baixo.
a) F; F; V
b) V; V; V
c) F; F; F
d) V; F; V
Na terceira proposição há dois dados: rendimento domiciliar (o sétimo mais baixo) e um dos maiores PIB nordestinos. Isso denota diretamente a má distribuição de renda, pois há uma riqueza representativa, mas a população possui baixa renda.
[D]
80) (IBFC PM/CBMPB 2018) A partir das informações dos textos I e II, assinale a alternativa INCORRETA.
a) O PIB é o índice que mede a produção de riqueza de um lugar. Mesmo em período de crise nacional, a Paraíba conseguiu ter uma boa produção econômica em comparação a outros estados
b) Apesar do bom desempenho na geração de riquezas em 2015, a Paraíba ainda tem problemas com a concentração de renda, o índice da renda per capta de 2014 demonstra isso
c) A Paraíba apresentou em 2014 um dos melhores índices nacionais em termos de distribuição igualitária de renda. Não existem desigualdades sociais entre a população paraibana
d) Ao cruzar os dados do PIB 2015 com a renda per capta (2014) da Paraíba, percebe-se, grosso modo, que existe desigualdade social no estado
A Paraíba possui uma das piores distribuições de renda do país.
[D]
É isso aí pessoal. Desejo a todos um exelente resultado.
Rumo à aprovação e foco no sucesso !!!
Olá, tudo bem? Hoje responderemos ao questionamento acerca da possibilidade de os sobrinhos-netos serem herdeiros,…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) finalmente está com seu edital na praça e,…
O concurso público EBSERH (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares) oferece o total de 545 vagas…
Provas previstas para 22 de fevereiro de 2025! O edital do concurso Bombeiro RJ (Corpo…
Cadernos de questões pré-edital para o concurso Sefaz RJ: resolva questões sobre o conteúdo previsto…
Cadernos de Reta Final de questões para o concurso TCE RR: resolva questões sobre o…
Ver comentários
Bom dia Professor! Na questão 80 a resolução está correta mas o gabarito está sinalizado como [D], sendo que a resposta é [C]