Olá, pessoal! Tudo bem?
Fiz um Post no meu Facebook e Instagram que tiveram uma grande repercussão. Então, decidi compartilhar aqui com vocês.
Como são anos de experiência nessa área de concurso, você se acostuma a ver casos de sucesso e de insucesso, assim como em todas as áreas da vida, não é mesmo? Então, esse texto tem um tom totalmente amigável. Longe de ser um sermão ou lição de moral.
Se você lê esse post, neste exato momento, então tenho certeza de que você deseja entrar para o time dos aprovados! Mas não basta ter vontade! A simples vontade de passar não é (e nunca foi) o suficiente.
Se há uma coisa certa é que não há apenas uma coisa certa a se fazer para passar em um bom concurso. Não há fórmula mágica, mas sim um conjunto de comportamento, organização e perseverança acima da média que levam ao êxito.
Parece simples, mas é muito difícil.
Todavia, qualquer concurseiro que queira ser bem-sucedido deve ELIMINAR/EVITAR:
1 – Redes sociais em excesso: certamente o item mais difícil e grande inimigo de todos hoje.
Dou graças a Deus por ter estudado quando só havia Orkut. Certa vez, pedi a meu irmão que bloqueasse e só me passasse a senha depois da prova. Foi extremo, mas paciência. Use com moderação! Desligue o celular ou coloque no modo avião, longe de você. Se quer saber o tamanho do seu vício no celular, baixe um APP chamado Moment. Ele diz qual o tempo que você fica com a tela do seu cel ligada. Eu confesso que é assustador! Para concurseiro, pode ser fatal.
Se possível, siga somente pessoas que você tem muita proximidade e professores mesmo. Blogueiras fitness, atores, páginas de besteirol, nessa época, não ajudarão em nada e só consumirão o seu tempo.
2 – Pessoas negativas: Aqueles que dizem que é carta marcada, que é só para quem estuda o dia todo, que não sabe como você ainda não passou, etc, etc. Lime essas pessoas da sua relação. Você não precisa delas.
3 – Netflix/Televisão: Coisas de quem já passou! Netflix de concurseiro é videoaula. E mesmo assim devem ser vistas com parcimônia. Se você tem um amigo concurseiro que está com as séries em dias, pode saber que os estudos estão atrasados! Parece radical, mas é realidade. Pergunte ao primeiro colocado de qualquer concurso quantas séries ele assistiu nos momentos decisivos.
4 – Noitadas e álcool: Coisas de quem já passou! É jovem e gosta de sair? Experimente sair na sexta e encher a cara. Me diga quando você estudará 100% novamente. Provavelmente na segunda. Ainda mais quando a idade vai avançando. Modere nas saídas. Uma, duas vezes por mês se vocÊ não se aguenta. Ou beba menos. Não precisa morrer de tédio, depressivo, solitário em casa. Bom senso é tudo!
5 – Livros profundos de doutrina: Estude por materiais objetivos! Por exemplo, se o cara está estudando Contabilidade, qual a necessidade de pegar o FIPECAFI (com todos respeito aos papas da contabilidade)? Se você está estudando constitucional, as aulas do Ricardo Vale/Nádia + CF serão mais do que suficientes.
6 – Preguiça: Levanta da cadeira e vai estudar, vai viver, malhar, qualquer coisa, menos ficar hibernando, pensando no nada, principalmente se não alcançou um grande objetivo na vida.
7 – Complexo de inferioridade: Qualquer um pode passar em um bom concurso. É verdade! Conheço pessoas em praticamente todos os cargos e asseguro que qualquer um com um conhecimento razoável, organização, força de vontade e um material adequado pode passar em um bom concurso. Se eu passei, qualquer um passa. Um amigo demorou 10 anos, mas hoje é Delegado da Polícia Civil do DF. 10 anos depois, mas está lá, empossado e com um belo contracheque.
8 – Pensamento muito prolixo: não fique divagando, se isso acontecer, se aquilo. Está estudando contabilidade? Ativo aumenta a débito. Ativo aumenta débito! Ponto! Se for para entender, entenda. Caso contrário, aceite. Não perca um dia procurando explicações milagrosas para coisas que estarão ok se você aceitar e puder seguir em frente.
9 – Estudar somente aquilo que gosta: outro comportamento que o concurseiro comprometido deve monitorar demais. Tendemos a estudar mais e somente aquilo que gostamos. Evite este tipo de comportamento.
10 – Não se imaginar no futuro: quando escrevi este texto, há um ano atrás, estava no penúltimo dia das minhas férias, na África do Sul, com a minha mãe, após agradabilíssimos dias de safári. Mas, acreditem, eu cresci boa parte da minha vida na COHAB.
Se algum dia não imaginasse poder conhecer lugares novos, comidas novas, culturas, pessoas diferentes, e uma melhoria de vida de modo geral, não teria tomado qualquer ação para mudar. Para mim, onde estou, não é o suficiente. Mas um grande passo. Pense onde quer estar, com quem estar, corra atrás e seja feliz.
São coisas que eu faço para a minha vida! Com um pensamento de que é possível e sacrifício, as coisas podem dar certo.
Se gostou, deixe o seu comentário!
Um grande abraço!
Neste artigo você encontrará um resumo do Transtorno de Personalidade Esquizotípica, pertencente ao tópico de…
Olá, pessoal, tudo bem? As funções essenciais à justiça estarão em pauta hoje no nosso…
Confira quais são os hospitais de lotação! Iniciais de até R$ 17,9 mil! O edital…
Neste artigo você encontrará um resumo do Transtorno de Personalidade Evitativa, pertencente ao tópico de…
Olá, pessoal, tudo bem? Hoje vamos falar sobre controle de constitucionalidade. Dada a proximidade da…
Atenção, concurseiros! Neste domingo, 22 de dezembro, encerra o prazo para garantir sua inscrição no concurso…
Ver comentários
Isso mesmo, Professor!!! Com esse pensamento vou seguindo minha vidinha de estudos, rumo a realização dos meus sonhos! Parabéns pelo texto e pelo professor que é! Sucesso!
Excelente artigo motivacional. Vou seguir esses conselhos
Gostei muito das suas dicas professor principalmente da última. Acredito que sonho mais trabalho nos impulsiona para frente.
Falou tudo Gabriel!!!é esse estímulo que nós concurseiros precisamos.
Excelente. Obrigada pelas dicas!
Professor Gabriel!! Te admiro muito!!
Muito legal o texto!!!! Nota 1000000.
texto muito util e realista
m bom motivacional!!!
OBRIGADO.
Muito legal! Valeu pelo estímulo!
Valeu Prof. Gabriel!
Foi muito bom o seu artigo! Levanta o astral do concurseiro!
Abraço!