EXAME DE QUALIFICAÇÃO TÉCNICA PARA PERITOS
Olá, meus amigos. Tudo bem com vocês? Aqui é professor Julio Cardozo, professor de Perícia Contábil do Estratégia Concursos e é uma grande satisfação poder escrever-lhes mais uma vez. O objetivo deste artigo é falar um pouco sobre o primeiro Exame de Qualificação Técnica para Peritos (EQT) do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e como devemos nos preparar para essa prova.
A Perícia Contábil é uma das áreas mais interessantes e apaixonantes de atuação para o profissional da área contábil e também pode ser uma das mais rentáveis. Exige muita dedicação, estudo, preparação e disposição para aprender, isto é, não tem moleza, mas é uma grande oportunidade de obter uma carreira de sucesso na Contabilidade.
Professor, como o profissional da área contábil pode atuar como perito? A partir de 2017, o interessado SEM EXPERIÊNCIA poderá ingressar no Cadastro Nacional de Peritos Contábeis (CNPC), mediante aprovação prévia no EQT para perito contábil, regulamentado pela NBC PP 02 de 2016, que tem por objetivo aferir o nível de conhecimento e a competência técnico-profissional necessários ao contador que pretende atuar na atividade de perícia contábil.
O Cadastro Nacional de Peritos Contábeis (CNPC) do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) tem o objetivo de oferecer ao judiciário e à sociedade uma lista de profissionais qualificados que atuam como Peritos Contábeis, permitindo ao Sistema CFC/CRCs identificá-los com o intuito de dar maior celeridade à ação do poder judiciário, uma vez que se poderá conhecer geograficamente e, também, por especialidade a disponibilidade desses profissionais.
O EDITAL
Futuros Peritos, o edital do primeiro EQT foi publicado no dia 02 de março de 2017 e as inscrições deverão ser efetuadas somente no Sistema EQT disponível no portal do CFC (www.cfc.org.br), no período entre 9 horas do dia 15 de maio de 2017 e 23 horas e 59 minutos do dia 30 de junho de 2017, observando o horário oficial de Brasília/DF. Não deixe de fazer a sua!!!
É necessária a informação do número de Cadastro de Pessoa Física (CPF) e do registro profissional (CRC) do(a) candidato(a) e a taxa de inscrição para cada uma das provas será de R$150,00. Datas e horário da prova: 25 de agosto de 2017, das 14:00h às 18:00h, horário oficial de Brasília/DF. A prova será escrita, com questões para respostas objetivas e questões para respostas dissertativas. Isso mesmo, como já é comum em outros exames de qualificação técnica do CFC, teremos questões dissertativas nesse exame. O(A) candidato(a) deverá comparecer ao local da prova com antecedência mínima de 30 (trinta) minutos, munido de caneta esferográfica (tinta azul ou preta), do seu documento de identificação original com foto, não sendo aceitas cópias ainda que autenticadas, e do seu comprovante de inscrição. Assim como no Exame de Suficiência, é permitido o uso de máquina calculadora, desde que não permita o armazenamento de texto.
DAS PROVAS
A prova será composta por 50 (cinquenta) questões objetivas, valendo 1 (um) ponto cada, e 2 (duas) questões dissertativas, valendo 25 (vinte e cinco) pontos cada, numeradas de 1 a 52, totalizando 100 (cem) pontos, abrangendo as seguintes áreas:.
a) Legislação Profissional;
b) Ética Profissional;
c) Normas Brasileiras de Contabilidade, Técnicas e Profissionais, editadas pelo Conselho Federal de Contabilidade, inerentes à perícia;
d) Legislação Processual Civil aplicada à perícia;
e) Língua Portuguesa e Redação;
f) Direito Constitucional, Civil e Processual Civil afetos à legislação profissional, à prova pericial e ao perito.
Cada questão objetiva da prova conterá 4 (quatro) opções, identificadas pelas letras “a”, “b”, “c” e“d”. Para a avaliação das questões dissertativas, serão atribuídos, no máximo, 25 (vinte e cinco) pontos para cada questão. Será exigido o mínimo de 20 (vinte) e o máximo de 30 (trinta) linhas efetivamente escritas pelo(a) candidato(a).
O candidato que descumprir essas condições receberá NOTA ZERO! Será considerado (a) aprovado (a) o (a) candidato (a) que alcançar, no mínimo, 30 pontos nas questões objetivas e 30 pontos nas questões dissertativas. O (A) candidato (a) que não acertar, no mínimo, 30 questões objetivas, não terá as respostas das questões dissertativas avaliadas.
DETALHAMENTO DO CONTEÚDO
Pessoal, o conteúdo programático previsto para esse exame é imenso! Praticamente todos as normas de Contabilidade Geral em vigor estão contempladas. Se você quiser acessá-lo, clique aqui
O CFC simplesmente apresentou TODOS os Pronunciamentos Contábeis, Interpretações, Orientações, Código de Ética, Direito, etc… Será que a banca irá exigir tudo isso ne Exame? A resposta é: NÃO! Professor Julio Cardozo, como nós vamos fazer? O que eu devo estudar? Como irei fazer a minha preparação para esse Exame de Qualificação, com um edital desse tamanho?
É aqui que a nossa equipe entra em ação!!!
NOSSO CURSO PREPARATÓRIO
Pessoal, nossa equipe de professores preparou um curso preparatório para vocês, focando naquilo que tem mais chances de ser exigido na sua prova. Nossa equipe é formada por professores experientes em concursos públicos nos quais a disciplina de Contabilidade seja exigida, como concursos da área fiscal, tribunais de contas, judiciário e Exame de Suficiência do CFC. Baseados nisso, faremos um curso de alto nível que, sem dúvida alguma, irá ajudar na sua preparação para esse Exame.
O curso será em PDF acompanhado por video-aulas. Aqui no Estratéga Concursos você pode efetuar o download das aulas e ESTUDAR NA HORA QUE QUISER. Resolveremos uma excelente quantidade de exercícios, apresentaremos resumos, mapas mentais e também teremos DICAS PARA A PROVA DISCURSIVA!! Nossa equipe é pioneira nessa preparação no Brasil e, estamos certos que faremos uma excelente parceria.
PARA CONHECER O NOSSO CURSO PREPARATÓRIO CLIQUE AQUI.
Além disso, temos um grupo de estudos no Facebook, no qual postamos questões comentadas e dicas de estudos para Exames:
Nosso grupo de estudos no Facebook: Exame Suficiência CFC | Grupo de Estudos | Sem Propagandas
Meu perfil no Facebook: Professor Julio Cardozo
Meus amigos, ficamos por aqui. Um forte abraço!
Salário inicial é de mais de R$ 5 mil. Saiba todos os detalhes desse importante…
O concurso do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF 5), que contou com 86…
O Estratégia realiza semanalmente aulas, eventos, entrevistas, simulados, revisões e maratonas dos principais concursos de…
O Conselho Regional de Farmácia do Estado do Mato Grosso convocou os candidatos para a…
A Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, Hélvia Paranaguá, revelou que pretender realizar…
A Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) contratou a FADESP (Fundação Amparo…
Ver comentários
Professor estou no 7 período da faculdade e já fui aprovado no crc. Não tem como fazer a prova. Ou preciso esperar só ano que vem qnd tiver com o registro em mãos?
Alaor, você precisa do CRC para fazer esse Exame. É permitido que alunos do último ano de graduação façam o exame de suficiência, mas tirar o CRC, apenas quando terminar a faculdade.
Professor sou Auditor Fiscal também, posso reailizar Perícias?
Leonardo, até pouco tempo era possível, mas o CNJ entendeu recentemente que era um acúmulo de "cargos" públicos não autorizado pela Constituição. Portanto, em Perícia JUDICIAIS, com PERITO, não é possível, porém, em Perícias Extrajudiciais e como assistente técnico, vai depender da lei do seu cargo com auditor. Um abraço!